Pesquisa revela que 62% dos brasileiros desconhecem TV pública

Pesquisa revela que 62% dos brasileiros desconhecem TV pública

Atualizado em 28/04/2008 às 14:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Depois de quase quatro meses no ar, a TV pública ainda é pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. De acordo com pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira, (28) 62% dos entrevistados não ouviram falar na nova emissora do governo federal, enquanto 33,3% conhecem ou ouviram falar na sua criação.

A pesquisa mostra que, entre os que conhecem a emissora, 61,8% não têm como hábito assistir à programação de TVs públicas. Apenas 8,5% responderam que assistem com "freqüência" essas emissoras, enquanto outros 21,9% assistem "às vezes".

Apesar do pouco conhecimento sobre a emissora, o percentual dos brasileiros que já ouviram falar na sua criação subiu em relação a outubro do ano passado, quando 67,6% responderam que não a conheciam. Na época, outros 31% já tinham ouvido falar na iniciativa do governo em criá-la.

A TV pública, que recebeu o nome de TV Brasil, entrou no ar em dezembro de 2007. A programação foi dividida em faixas temáticas, como infantil, animação, audiovisual, cidadania e esportes.

A emissora foi criada pelo governo por uma medida provisória (MP), aprovada em março pelo Congresso, após longo embate entre governo e oposição. O orçamento geral da nova emissora é de aproximadamente R$ 350 milhões.

Na votação da MP no Senado, governo e oposição deflagraram uma crise na Casa Legislativa, depois de manobra do senador Romero Jucá (PMDB-RR) para acelerar a votação da TV pública.

Para conseguir aprovar a MP que criava a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) - responsável pela emissora - o senador pediu a rejeição de uma medida considerada irrelevante para o governo.

PSDB e DEM, contrários à criação da nova emissora, tentaram esticar a sessão para evitar a votação. Irritados, os líderes José Agripino Maia (DEM-RN) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) comandaram a retirada de suas respectivas bancadas do plenário. Com a oposição ausente, os governistas aprovaram a TV em votação simbólica, concluída no início de março.

As informações são da Folha Online

Leia mais