Pesquisa revela aumento de usuários de celular e de casas com acesso à Internet no Brasil
Pesquisa revela aumento de usuários de celular e de casas com acesso à Internet no Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, na última quinta-feira (18), parte dos dados de sua pesquisa PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), coletados ao longo de 2007. Segundo o resultado provisório, o número de celulares em lares aumentou, principalmente, entre famílias pobres.
O estudo mostra que, de 2001 para 2007, houve um crescimento de cerca de 14 milhões de usuários do serviço de telefonia móvel, ou seja, cinco vezes mais que há seis anos atrás. De acordo com a Anatel, o país tem, hoje, 138 milhões de linhas móveis ativas. O que foi constatado pela PNAD é que há mais linhas nas casas de famílias pobres que em casas de famílias ricas. Em vistas gerais, os dados revelam que em 77,7% dos lares há algum tipo de telefone disponível, sendo que em 31,6% das casas há apenas celulares, como forma de evitar a assinatura mensal da telefonia fixa.
Segundo publicado pelo site INFO Online, a pesquisa indica, ainda, que a presença de computadores (laptops ou desktops) nas casas brasileiras subiu de 12,6% para 27% em sete anos. Com relação ao acesso à Internet, 20% dos domicílios estão conectados à web, o que indica que em 7% dos lares existem PCs que funcionam sempre offline. O estudo não analisa, no entanto, a qualidade da conexão. Quanto à presença de televisores, 94,8% das casas possuem aparelhos ativos.
Apesar dos avanços, a PNAD mostra, também, vários pontos de exclusão no país. É o caso de 22,3% dos lares não terem qualquer tipo de telefone disponível - fixo ou móvel -, e da conexão doméstica à Internet estar ausente em 80% das residências no país. Outra consideração levantada pela pesquisa foi que há uma forte concentração de computadores online na região Sudeste, sendo 8,8 milhões dos 11,4 milhões de lares online somente nos Estados do Sudeste.
Leia mais
-
-
-






