Pesquisa mostra que site Planeta Sustentável, da Editora Abril, conscientiza seus leitores
Pesquisa mostra que site Planeta Sustentável, da Editora Abril, conscientiza seus leitores
O movimento Planeta Sustentável desenvolve a consciência cidadã, estimula a incorporação de hábitos sustentáveis no cotidiano, fomenta o debate sobre o tema e fortalece o elo e a identificação das marcas patrocinadoras com a causa.
Estas são algumas das conclusões da pesquisa Performance do Planeta Sustentável, realizada em março de 2009 pela Editora Abril, com 520 pessoas entre assinantes de revistas e visitantes do .
Os dados mostram que os leitores são sensibilizados às causas que buscam melhorias para a vida na Terra. 76,9% dos assinantes mudaram seus hábitos ou se revelaram conscientizados após o impacto do conteúdo editorial. Deste grupo, 30% garantiu ter incorporado hábitos sustentáveis em seu cotidiano, principalmente com relação à reciclagem de resíduos e economia de água.
Entre os internautas, a porcentagem de impactados é ainda maior: 80,9%. A marca desse público, por sua vez, é o papel que exerce como difusor de informações sobre sustentabilidade: 30% diz conversar com frequência sobre o assunto e incentivar práticas de sustentáveis - esta porcentagem de entrevistados proativos representa o dobro em relação a pesquisa do Instituto Akatu de 2006, segundo a qual apenas 15% dos brasileiros se preocupava mobilizava outras pessoas a favor do consumo consciente.
A pesquisa também provou que os patrocinadores tiveram um ótimo retorno de imagem do público do Planeta Sustentável. Um dos itens pedia para o entrevistado citar dez marcas associadas à sustentabilidade. Entre as mais lembradas pelos internautas, cinco delas são ligadas ao Planeta Sustentável - o que comprova o alto grau de visibilidade conquistado.
Outro aspecto especialmente benéfico para os patrocinadores do Planeta Sustentável é a preocupação dos leitores com o grau de envolvimento das empresas com o tema. Entre os assinantes de revistas, 30% buscam consumir produtos de empresas que afirmam estabelecer um compromisso ético; já entre os visitantes do portal, esse índice sobe para 39%.
Leia mais






