Pesquisa diz que Iraque perdeu espaço em mídia norte-americana
Pesquisa diz que Iraque perdeu espaço em mídia norte-americana
Um estudo do Projeto para a Excelência no Jornalismo, do Pew Research Center, divulgado nesta quarta-feira (19), aponta que a cobertura da imprensa norte-americana no Iraque tem diminuído. O fenômeno coincide com uma mudança na opinião pública sobre a guerra, no momento em que se inicia a disputa pela Presidência dos Estados Unidos.
Segundo informações da agência Reuters, o volume de matérias sobre o Iraque caiu de 8 por cento de toda a cobertura noticiosa nos primeiros seis meses de 2007 para 5 por cento entre junho e outubro. Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que há uma elevação de 14 pontos percentuais no número de norte-americanos que avaliam como bem-sucedido ou bastante bem-sucedido o esforço militar dos EUA no Iraque.
O estudo, intitulado "Retrato do Iraque: Como os Meios de Comunicação Cobriram os Eventos Ocorridos no País", não identifica declaradamente a queda no volume de matérias como uma causa para a mudança da opinião pública sobre a guerra. O diretor do projeto, Tom Rosenstiel, no entanto, diz que a redução no número de notícias vindas do Iraque deve ter desempenhado um papel importante nesse fenômeno.






