Pesquisa divulgada pela WAN realça necessidade da cobrança por notícias na internet

Pesquisa divulgada pela WAN realça necessidade da cobrança por notícias na internet

Atualizado em 02/12/2009 às 09:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma pesquisa encomendada pela Associação Mundial de Jornais (WAN, em inglês) revela a necessidade de os jornais avaliarem a cobrança por conteúdo publicado na internet. O estudo, denominado "Tendências", foi apresentado na última terça-feira (1), durante o 62º congresso mundial da entidade, em Hyderabad, na Índia.

De acordo com o levantamento, realizado pela PriceWaterhouseCoopers, em 2008 a fatia publicitária mundial dos jornais foi de US$ 182 bilhões, sendo apenas US$ 6 bilhões originados da internet.

"Se os jornais quiserem manter sua liderança em conteúdos de qualidade, alguém vai ter que pagar por isso. Vamos ter que resolver a questão do pagamento digital, e rápido", disse Thimothy Balding, co-CEO da Wan. Segundo informou o jornal O Estado de S.Paulo , a possibilidade de os jornais cobrarem pelo conteúdo online também esteve em pauta no 16º Fórum Mundial de Editores, evento que acontece em paralelo ao congresso da Associação.

Por outro lado, o estudo apontou que em 2008 a circulação de jornais pagos cresceu 1,3% em relação ao ano anterior, e 8,8% se comparado aos últimos sessenta meses. De acordo com o estudo, a melhora é impactada pelo crescimento dos mercados emergentes.

Leia Mais

-