Pesquisa divulga projeções do mercado de TV por assinatura
Pesquisa divulga projeções do mercado de TV por assinatura
Atualizado em 27/07/2005 às 19:07, por
Fonte: ABTA.
Estudo PTS indica três cenários possíveis de crescimento do mercado até 2010
A ABTA 2005 FEIRA e CONGRESSO, que acontecerá em São Paulo, no ITM Expo, entre os dias 2 e 4 de agosto, sob o tema "As portas do Mundo Digital", terá em sua grade de programação painéis exclusivos para discutir a posição do setor de TV por Assinatura dentro da convergência de tecnologias e serviços, batizada no mercado de Triple Play.
Para a indústria de pay TV nacional que, conforme o Levantamento Setorial de TV por Assinatura - Operadoras*, registrou no primeiro trimestre de 2005 um crescimento de 1,2% na base de assinantes (3,8 milhões de assinantes) e de 7% no serviço de banda larga (mais de 390 mil usuários), o Triple Play significa novas possibilidades de negócios e de crescimento.
No ano passado, a indústria acompanhou o PIB, que obteve crescimento na ordem de 5% (IBGE). Este incremento, segundo a pesquisa "Brasil em Foco 2005 -Target", refletiu um aumento de 25% no número de domicílios, da classe A e B, que teriam renda suficiente para absorver a TV por Assinatura e adquirir os novos serviços do Triple Play.
"É certo que o Triple Play representa novas oportunidades de negócios para a TV por Assinatura. Porém, também é certo que muitas questões regulatórias ainda devem ser definidas para que tais oportunidades aconteçam dentro de todo o potencial econômico e social que a convergência de tecnologias traz ao setor e ao país. A ABTA 2005 FEIRA e CONGRESSO é o evento que discutirá todas estas questões com o mercado e com o Governo", diz Alexandre Annenberg, Diretor Executivo da ABTA.
PROJEÇÕES PTS - CENÁRIOS ATÉ 2010
Dadas as novas possibilidades de negócios geradas pela convergência tecnológica , o Instituto Pay TV Survey (PTS) realizou estudo para identificar a provável evolução do setor de TV por assinatura nos próximos anos.
O estudo, realizado em maio deste ano junto às principais operadoras de TV por assinatura, traz projeções do número de assinantes até o ano de 2010. Tais projeções se baseiam em três hipóteses do cenário econômico brasileiro: o pessimista, no qual os números se baseiam em dados de uma economia recessiva; o cenário base, que considera as atuais condições da economia brasileira; e o otimista, no qual a evolução do mercado de TV por assinatura é projetada com base em previsões de forte crescimento econômico.
O cenário pessimista apresenta-se com pouca probabilidade de ocorrência, já que o ano de 2004 apresentou crescimento expressivo (7%) e não há perspectiva de recessão econômica em 2005/2006






