Pesquisa de ONG diz que Brasil é recordista em ações contra jornalistas
Pesquisa de ONG diz que Brasil é recordista em ações contra jornalistas
Um levantamento realizado pela ONG "Article 19", sediada em Londres, a respeito da situação da liberdade de expressão no Brasil, aponta que o elevado número de ações de indenização movidas contra jornalistas e veículos de comunicação do país pode configurar "recorde mundial".
O estudo registra uma estimativa de cerca de uma indenização para cada jornalista trabalhando nos cinco principais grupos de comunicação do país (Organizações Globo, Grupo Estado, Grupo Folha, Grupo Abril e Editora Três).
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo , a ONG teria baseado suas pesquisas no site Consultor Jurídico, do Grupo Estado, a partir do rastreamento de processos em tribunais e consultas a advogados de empresas de comunicação - até abril deste ano o site registrou 3.133 processos em um total de 3.327 jornalistas destes veículos.
Criada em 1987, a "Article 19" é uma ONG voltada à defesa dos direitos humanos e à liberdade de expressão. Com representação no Brasil desde 2006, a ONG ouviu advogados, jornalistas e congressistas como parte da Campanha Global pela Liberdade de Expressão.






