Pesquisa da Secom indica maior confiança dos brasileiros nos jornais
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou os resultados de uma pesquisa indicando que os jornais impressos brasileiros apresentam informações com maior nível de confiança se comparados a outros meios de comunicação, como TV, internet, rádio e revistas.
Atualizado em 07/03/2014 às 14:03, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Brasileiros confiam mais em notícias veiculadas em jornais impressos
Segundo O Estado de S. Paulo , os resultados demonstram que 53% dos entrevistados que usam jornal impresso afirmaram confiar sempre ou muitas vezes nas notícias veiculadas, 50% no rádio, 49% na televisão e 40% em revistas. A pesquisa também questionou as pessoas sobre a confiabilidade em propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação e, novamente, os jornais impressos foram considerados os mais confiáveis por 47% dos entrevistados.
A "Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de consumo de mídia pela população brasileira" também apresentou resultados no âmbito da leitura no cotidiano, onde 75% dos brasileiros não possuem o hábito de ler jornais. Cerca de 85% dos entrevistados afirmaram não ler revistas e 53% não usam a internet. Entre os que afirmaram ler jornais impressos, a média diária de leitura é de uma hora e cinco minutos.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibope), contratado por meio de licitação. O instituto ouviu 18.312 pessoas, em 848 municípios, entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, com o objetivo de subsidiar a elaboração da política de comunicação do Executivo federal.





