Pesquisa aponta que Porto Alegre é a capital brasileira que mais lê jornal

Pesquisa aponta que Porto Alegre é a capital brasileira que mais lê jornal

Atualizado em 18/01/2010 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos Marplan apontou que Porto Alegre (RS) é a capital brasileira com maior percentual de leitores de jornal: sete em cada dez moradores da cidade se informam pelo veículo impresso.

A pesquisa padrão do Ipsos Marplan abrange o período entre outubro de 2008 e setembro de 2009, e identificou que 72% da população é leitora de jornais. O estudo compreende nove mercados brasileiros: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Porto Alegre aparece em primeiro lugar à frente de Belo Horizonte, que conta com um percentual de 70% dos leitores. Já o Rio de Janeiro aparece com 59% de percentual de leitura e São Paulo, maior capital do país, com 37%. A grande Porto Alegre - formada pelos municípios Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Guaíba e Viamão - tem 1,9 milhões de leitores, sendo que os jornais Zero Hora e Diário Gaúcho publicados pelo Grupo RBS, são líderes em suas categorias, com 808 mil e 1,2 milhão de leitores, respectivamente.

"Esta pesquisa mostra que o meio jornal prevalece como principal fonte de informações dos leitores, que buscam qualidade e credibilidade. Os dados mostram a liderança que o jornal Zero Hora exerce na capital gaúcha, especialmente junto ao público das classes AB. A pesquisa mostra também que o Diário Gaúcho é o veículo mais lido pelas classes B e C da Grande Porto Alegre", diz Eduardo Aspesi, vice presidente do Grupo RBS para o mercado nacional.

"Estes resultados consolidados comprovam que a decisão do Grupo de investir na mídia jornal está correta e pretendemos oferecer continuamente aos nossos leitores e anunciantes novidades em conteúdos e formatos", complementa.

Leia mais