Pesquisa aponta que mulheres já são maioria dos jornalistas, mas ainda ganham menos

As mulheres já representam 63,7% dos jornalistas brasileiros e essa “feminização” é uma tendência identificada em outros países, como Portugal, Rússia e China.

Atualizado em 19/03/2015 às 09:03, por Gabriela Ferigato.


Essas conclusões fazem parte da pesquisa “Perfil profissional do jornalismo Brasileiro”, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina. Com o apoio da Fenaj, da SBPJor e do FNPJ, uma equipe de pesquisadores coordenada pelos professores Jacques Mick, Alexandre Bergamo e Samuel Lima colheu respostas em uma enquete feita com 2.731 jornalistas representativos de todas as unidades da federação e também do exterior.
Os dados gerais e conclusões da pesquisa podem ser vistos .

#Mulheresqueinspiram

Durante todo o mês de março, IMPRENSA alimentará o site especial "Mulheres que Inspiram", com matérias especiais sobre as mulheres nas redações. Para ler este conteúdo, nos contar e homenagear a mulher que inspira você, basta acessar o site, .