Personalidades assinam petição para que Julian Assange seja libertado

Personalidades mundiais, como o dissidente chinês Ai Weiwei e o cineasta mexicano Alfonso Cuarón, assinaram um documento pedindo às autoridades que libertem o jornalista e fundador do WikiLeaks, .

Atualizado em 02/03/2016 às 11:03, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação Documento reuniu mais de 500 assinaturas de personalidades pela libertação do jornalista
Segundo a AFP, ao todo, 500 pessoas assinaram o texto divulgado na última terça-feira (1/3) e encaminhado ao Reino Unido e Suécia. O documento é baseado na resolução de um papel judicial da Organização das Nações Unidas (ONU), que concluiu que Assange está preso "arbitrariamente" na embaixada no Equador em Londres.
O jornalista procurou refúgio há quatro anos, após todos os recursos legais para evitar sua extradição à Suécia se esgotarem. O país exige a presença do ativista para interrogá-lo como suspeito de estupro.
"Pedimos à Suécia e ao Reino Unido que respeitem a natureza vinculante dos acordos de direitos humanos nos quais se baseia a decisão" da ONU, diz um trecho petição, assinada também pela jornalista mexicana Carmen Arístegui, a estilista britânica Vivienne Westwood, o cineasta americano Oliver Stone e a romancista indiana Arundhati Roy.