Pequim criará três grandes conglomerados de telecomunicações

Pequim criará três grandes conglomerados de telecomunicações

Atualizado em 26/05/2008 às 09:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O setor de telecomunicações da China, o maior do mundo, terá três grandes conglomerados. O governo do país ordenou que suas seis empresas do ramo juntassem seus ativos e criassem os conglomerados, que vão competir entre si.

Esta transformação, a primeira reestruturação do setor, teve início na última sexta-feira (23) com a compra da China Railway Communications (China Tietong ou China Railcom) pela China Mobile, a maior companhia de telefonia celular do mundo por número de assinantes, e terá impacto a longo prazo no setor, informou no último domingo (25) o jornal China Daily .

Uma vez superada a reestruturação, o governo chinês emitirá licenças de redes sem fios de terceira geração (3G) para estes três conglomerados de alta tecnologia, segundo fontes do projeto ao diário oficial chinês.

Com 1,3 bilhões de habitantes, a China é líder em número de usuários de telefonia celular, com 583,5 milhões (superior ao número combinado do Japão e dos EUA) e de internet no planeta, com 221 milhões de internautas (superou os 215 milhões dos EUA em abril).

Os analistas disseram que esta reestruturação impulsionará a China Telecom e a China Netcom a concorrer contra a número um, a China Mobile.

Mesmo sendo líder em telecomunicações, o setor chinês, com um volume de negócio de US$ 105 bilhões, tem muito potencial de crescimento, já que 6 de cada 10 chineses ainda não têm um celular e 82% da população continua sem acesso à rede mundial de computadores.

Com informações da Efe