Pelo menos um terço dos senadores é dono de emissoras de rádio, diz levantamento
Pelo menos um terço dos senadores é dono de emissoras de rádio, diz levantamento
O último levantamento realizado pela Agência Repórter Social indica que Renan Calheiros não está sozinho no mercado de emissoras de rádio. De acordo com os dados da Agência, publicados pelo site JB Online no último sábado (11/08), pelo menos um terço dos 81 senadores possui a concessão de emissoras. O levantamento foi feito com base em dados dos tribunais regionais eleitorais e do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom).
Além da publicação dos dados, o site ainda atenta para o fato de que nenhum dos senadores ainda prontificou-se a criticar o suposto uso de laranjas pelo alagoano para comprar emissoras no reduto eleitoral porque, segundo o portal, o tema acaba por se tornar um "potencial telhado de vidro para muitos".
O JB lembra que, apesar de não ser crime um político ter concessão de rádios e TVs, muitos deputados e senadores preferem deixar no contrato social parentes próximos ou amigos para fugir de qualquer eventualidade política ou jurídica que lhes prejudique o mandato.
No senado, o assunto também não é discutido. Com exceção de José Agripino (DEM-RN), que comentou o fato em plenária, outros senadores proprietários de emissoras, como Wellington Salgado (PMDB-MG), Fernando Collor (PTB-AL), João Tenório (PSDB-AL), César Borges (DEM-BA) e Mão Santa (PMDB-PI) preferiram não abordar o tema.
O tucano Tasso Jereissati mantém o controle da TV Jangadeiro no Ceará, com cotas que valem R$ 1,1 milhão. Edison Lobão (DEM-MA), amigo da família Sarney, é dono de quatro e sócio em duas rádios no Maranhão. Wellington Salgado tem 50% da Rede Vitoriosa de Comunicações, com cotas avaliadas em R$ 2 milhões. João Tenório, conterrâneo de Renan, é sócio da TV Pajuçara em Maceió.






