Pelo menos seis jornalistas são agredidos em protestos contra o impeachment

Pelo menos seis jornalistas foram agredidos durante as manifestações contra o presidente Michel Temer (PSDB) nesta semana, informou a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Atualizado em 02/09/2016 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução/YouTube Repórter Luiz Fara Monteiro, da Record, foi agredido em Brasília
Segundo a entidade, dois fotojornalistas foram detidos ilegalmente enquanto acompanhavam a cobertura do protesto no centro de São Paulo, na última quarta-feira (31/8). Com os casos, o número de violações contra jornalistas durante os atos registrados pela Abraji desde junho de 2013 chega a 287. Um dos agredidos pela Polícia Militar foi William Oliveira, Coletivo MIRA. A ação ocorreu próximo à sede da Folha de S.Paulo . Vinicius Gomes, do Coletivo Remirar, foi atingido na cabeça e chegou a ser levado ao pronto socorro da Santa Casa. Segundo a Associação, ele passa bem. A câmera do profissional foi destruída. Os dois foram levados ao 78º DP, onde permaneceram da 1h às 5h da manhã da última quinta-feira (1/9).
O Repórter Luiz Fara Monteiro, da Record, foi agredido com socos nas costas e com pedras por militantes da CUT, próximo ao Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). Um dos manifestantes também lançou um punhado de terra no jornalista. Segundo a revista Época , ele registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal.
Em Porto Alegre (RS), a repórter Maria Eduarda Fortuna, da Rádio Gaúcha, foi hostilizada verbalmente por manifestantes. No dia 30 de agosto, a repórter Kátia Passos, do Jornalistas Livres, cobria manifestação em São Paulo quando foi atingida por estilhaços de bomba de efeito moral disparada pela PM. No dia anterior, uma repórter do Brasil de Fato foi atingida por um jato de spray de pimenta no rosto, também na capital paulista.
Além dos casos citados pela Abraji, há também a agressão ao fotógrafo Fernando Fernandes, atingido na boca por um tiro de bala de borracha na última quinta-feira (1/9).
Assista ao vídeo que mostra a agressão contra o repórter da Record: