Pela primeira vez, Reino Unido exibe comercial de TV sobre clínicas de aborto
Pela primeira vez, Reino Unido exibe comercial de TV sobre clínicas de aborto
A televisão britânica vai exibir pela primeira vez, nesta segunda-feira (24), um comercial sobre a organização Mary Stopes International, que reúne clínicas onde são feitos abortos e que dá aconselhamentos sobre o tema, segundo a BBC Brasil. A campanha tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre a saúde sexual.
O vídeo de 30 segundos será mostrado pela emissora Channel 4 às 22h10, no Reino Unido (18h10 na hora de Brasília) e repetido até o fim de junho.
Em um comunicado, a Mary Stopes diz que "no passado não estava claro se serviços de aconselhamento para gestações não planejadas podiam colocar anúncios na TV (...) Após uma consulta, nós descobrimos que é permitido porque nós somos uma organização beneficente e não comercial".
O órgão que controla a publicidade na Grã Bretanha, a Advertising Standards Agency (ASA), disse que as organizações não-comerciais que fornecem serviços pós-concepção podem fazer comerciais, desde que sejam obedecidas "todas as regras relevantes do Código de Publicidade, que tem o objetivo de garantir que os anúncios não sejam enganosos e que tenham responsabilidade social".
"Se os telespectadores tiverem preocupações sobre o conteúdo ou o horário de transmissão do anúncio, a ASA poderá considerar reclamações depois que o comercial for ao ar."
Já os ativistas antiaborto dizem que o comercial representa uma banalização da vida humana e que podem entrar na justiça contra sua transmissão.
Leia mais
-
-






