Pela primeira vez, Facebook remove postagem de Trump sobre a Covid-19

O vídeo era uma entrevista de Trump à Fox News, na qual ele disse que as crianças estão “quase imunes” à Covid

Atualizado em 06/08/2020 às 09:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O Facebook removeu, nesta quarta-feira (05), um vídeo postado por Donald Trump sobre a Covid-19. É a primeira vez que a rede social anula postagens do presidente dos EUA por violar as políticas da empresa sobre informações falsas.

.

"Este vídeo inclui falsas alegações de que um grupo de pessoas é imune ao Covid-19, o que é uma violação de nossas políticas sobre desinformação prejudicial ao Covid", disse o porta-voz do Facebook, Andy Stone, ao jornal Washington Post.

No vídeo removido, o presidente Trump pode ser ouvido em uma entrevista por telefone dizendo que as escolas deveriam abrir. Ele continua dizendo: "Se você olhar para crianças, elas são quase - e eu diria quase que definitivamente -, mas quase imunes a essa doença" e que elas têm um sistema imunológico mais forte.

Crédito:Saul Loeb / AFP

Pressão Ainda segundo o Washington Post, o Facebook enfrentou uma pressão crescente para moderar melhor seu site. Mais de 1.000 anunciantes aderiram a um boicote a respeito de seu registro de direitos civis, incluindo Disney e Verizon. E quase duas dúzias de procuradores-gerais do Estado enviaram uma carta criticando a empresa na última quarta-feira.

Twitter O Twitter também ocultou o vídeo compartilhado por Trump, que havia sido originalmente publicado pela conta oficial da campanha de reeleição do presidente.

A porta-voz da rede social afirmou ao jornal Washington Post que o vídeo “viola as regras sobre desinformação da covid-19 e o proprietário da conta será obrigado a remover o tweet antes que ele possa publicar novamente”.