Paulo Markun atribui à candidatura de Sayad sua saída da Fundação Padre Anchieta

Paulo Markun atribui à candidatura de Sayad sua saída da Fundação Padre Anchieta

Atualizado em 26/04/2010 às 15:04, por Redação Portal IMPRENSA.

TV Cultura
Paulo Markun

Nesta segunda-feira (26), o jornalista Paulo Markun, presidente da Fundação Padre Anchieta - mantenedora da Rádio e TV Cultura - desde junho de 2007, explicou os motivos que o fizeram deixar o cargo.

Segundo Markun, no início de 2010 foi incentivado por funcionários, por parte do Conselho Curador e pelo então governador José Serra (PSDB) a encarar um novo mandato. No entanto, após obter respaldo para sua candidatura, no dia 19 de abril ele se deparou com "um fato novo : a candidatura do secretário João Sayad ao cargo".

"Como fora ele quem me convidara para o posto, em nome do governador, respondi a meu interlocutor que nada tinha a opinar sobre a decisão inesperada. Recusei a oferta de tornar-me presidente do Conselho Curador e informei que retornaria com alegria ao universo profissional a que sempre pertenci", explicou Markun em carta.

No documento, o jornalista agradeceu a todos os funcionários e colaboradores da Cultura, ao Conselho Curador e à Serra, e listou as razões para "festejar" suas realizações enquanto presidente. Entre elas, está um contrato de parceria que norteia as relações entre a instituição e o governo do Estado - que teria permitido o pagamento de dívidas, o aumento da receita e a incrementação da produção independente na programação.

Além disso, a Fundação Padre Anchieta opera agora três emissoras digitais abertas, e é a única emissora pública de sinal aberto a utilizar a multiprogramação, peça chave do modelo brasileiro de digitalização.

"Com o surgimento da TV Brasil, a TV Cultura assumiu nova posição no plano nacional, equidistante da concorrência e da submissão, oferecendo seus conteúdos sob várias formas, todas com contrapartidas financeiras; e a rádio Cultura Brasil, que morria lentamente, ressurge na forma do mais importante portal de música brasileira", explicou Markun.

O ex-presidente citou ainda, como motivos para comemorar, a rádio Cultura FM, que registrou um aumento de audiência de 20%, e a TV Rá Tim Bum, que está em quase todas as operadoras e ultrapassa a casa dos 2,5 milhões de assinantes.

Ele contou, ainda, que em conversa cordial no último domingo (25), "ouvi do candidato a presidente João Sayad, que não existe, da parte dele, a intenção de transformações radicais na equipe ou grandes mudanças no que está sendo desenvolvido na Fundação Padre Anchieta".

Leia mais