Paulo Henrique Amorim diz que Folha deveria ser acionada pelo Procon
Paulo Henrique Amorim diz que Folha deveria ser acionada pelo Procon
Paulo Henrique Amorim diz que Folha deveria ser acionada pelo Procon
O jornalista Paulo Henrique Amorim publicou em seu blog "Conversa Afiada", na última quinta-feira (6), texto em que questiona informações e conduta do jornal Folha de S.Paulo na cobertura sobre o processo de cassação de Renan Calheiros (PMDB-AL).
A matéria que gerou o comentário foi publicada na última terça-feira (4), sob o título "43 senadores declaram votar pela cassação". Nela, o jornal diz que "na véspera da sessão que vai definir o futuro político do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), 43 senadores declararam à Folha que votarão pela cassação do colega".
No entanto, Calheiros foi absolvido por 48 votos. No dia seguinte à votação - que é secreta - a Folha publicou a nota "Boca-de-Urna: 14 senadores mentiram ao declarar voto", em que afirma: "O resultado da absolvição de Renan mostra que ao menos 14 senadores mentiram ao declarar o voto na véspera. A Folha ouviu 77 dos 81 senadores e 43 afirmaram estar 'convictos' quanto à quebra de decoro".
Ao citar tais conteúdos, Paulo Herique Amorim, defende que o jornal dos Frias deveria ser acionado no Procon, por ter "ludibriado" seus leitores. "A Folha informou aos seus leitores que Renan seria cassado. Trata-se, portanto, de um produto - o jornal Folha de S.Paulo - que merecia um processo no Procon. [O jornal] ludibriou os leitores. Ludibriou aqueles que acreditam na Folha - e no que os senadores dizem à Folha ", disse.
Para Amorim, a conduta da Folha "é mais uma demonstração da campanha do PIG [Partido da Imprensa Golpista]" para cassar Renan. "Não é a primeira vez que os senadores vendem um bonde à Folha [...] Só no Brasil um jornal diz aos leitores - voto a voto - como senadores vão votar secretamente. Quem mentiu? Os 14 senadores ou a Folha , que acreditou neles e vendeu aos leitores a informação de que Renan ia ser cassado?", questiona Amorim.
No texto, o jornalista ainda faz referências a uma pesquisa sobre as próximas eleições presidenciais que a Folha publicou em primeira página e afirma que Serra só foi eleito porque teve apoio do jornal.
Para ler o blog de Paulo Henrique Amorim,
Leia Mais
-






