Paulo Henrique Amorim diz que Folha deveria ser acionada pelo Procon

Paulo Henrique Amorim diz que Folha deveria ser acionada pelo Procon

Atualizado em 07/12/2007 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Paulo Henrique Amorim diz que Folha deveria ser acionada pelo Procon

O jornalista Paulo Henrique Amorim publicou em seu blog "Conversa Afiada", na última quinta-feira (6), texto em que questiona informações e conduta do jornal Folha de S.Paulo na cobertura sobre o processo de cassação de Renan Calheiros (PMDB-AL).

A matéria que gerou o comentário foi publicada na última terça-feira (4), sob o título "43 senadores declaram votar pela cassação". Nela, o jornal diz que "na véspera da sessão que vai definir o futuro político do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), 43 senadores declararam à Folha que votarão pela cassação do colega".

No entanto, Calheiros foi absolvido por 48 votos. No dia seguinte à votação - que é secreta - a Folha publicou a nota "Boca-de-Urna: 14 senadores mentiram ao declarar voto", em que afirma: "O resultado da absolvição de Renan mostra que ao menos 14 senadores mentiram ao declarar o voto na véspera. A Folha ouviu 77 dos 81 senadores e 43 afirmaram estar 'convictos' quanto à quebra de decoro".

Ao citar tais conteúdos, Paulo Herique Amorim, defende que o jornal dos Frias deveria ser acionado no Procon, por ter "ludibriado" seus leitores. "A Folha informou aos seus leitores que Renan seria cassado. Trata-se, portanto, de um produto - o jornal Folha de S.Paulo - que merecia um processo no Procon. [O jornal] ludibriou os leitores. Ludibriou aqueles que acreditam na Folha - e no que os senadores dizem à Folha ", disse.

Para Amorim, a conduta da Folha "é mais uma demonstração da campanha do PIG [Partido da Imprensa Golpista]" para cassar Renan. "Não é a primeira vez que os senadores vendem um bonde à Folha [...] Só no Brasil um jornal diz aos leitores - voto a voto - como senadores vão votar secretamente. Quem mentiu? Os 14 senadores ou a Folha , que acreditou neles e vendeu aos leitores a informação de que Renan ia ser cassado?", questiona Amorim.

No texto, o jornalista ainda faz referências a uma pesquisa sobre as próximas eleições presidenciais que a Folha publicou em primeira página e afirma que Serra só foi eleito porque teve apoio do jornal.

Para ler o blog de Paulo Henrique Amorim,

Leia Mais

-