Paulo H. Amorim publica retratação com atraso na "Folha" após jornal rejeitar texto modificado
Na última quarta-feira (7/3) o jornal Folha de S. Paulo publicou, por determinação judicial, a retratação de Paulo Henrique Amorim com o jornalista Heraldo Pereira da TV Globo, após acordo na ação movida por ofensa racial.
Leia também
-
-
-
A retratação deveria ter sido publicada na terça-feira (6/3). Entretando, a Folha explicou que o atraso na publicação ocorreu porque o texto original do juiz havia sido alterado. "A diferença entre os textos tornou mais imperativa ainda a assinatura do termo de responsabilidade", explicou o diretor jurídico do jornal, Orlando Molina.
A publicação do pedido de desculpas público deveria estar assinada por Amorim, mas como o jornalista está no exterior, o jornal concordou que o termo fosse assinado por seu advogado.
O advogado de Paulo Henrique Amorim entregou o texto para a Folha na terça sem ressalvas e acréscimo, obedecendo a determinação do juiz.
Entenda o caso
Em 2011, Amorim publicou texto em que citava o repórter da TV Globo classificando-o como “negro de alma branca”.
Entre as cláusulas do acordo firmado, Paulo Henrique Amorim deveria publicar texto de retratação com o Heraldo Pereira nos jornais Folha de S.Paulo e Correio Braziliense . Além disso, Amorim deveria doar R$ 30 mil, em seis parcelas de R$ 5 mil, a uma instituição de caridade determinada por Pereira. O primeiro pagamento deve acontecer no próximo 15/03.
Com informações do R7






