Partidos anunciam ação contra afiliada da Globo por exibir imagem de candidato por 24h

Retransmissora da Globo alega que falha técnica motivou congelamento de imagem do candidato ao Governo do Estado, Paulo Souto (DEM).

Atualizado em 19/09/2014 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Os principais rivais do candidato ao Governo do Estado da Bahia, Paulo Souto (DEM), anunciaram que devem entrar com uma representação na Justiça Eleitoral contra uma retransmissora da Globo na Bahia, a TV Oeste. A ação questiona a exibição de uma imagem congelada do político por ao menos um dia na estação. O veículo alega que uma falha técnica motivou o erro de sinal no interior baiano.
Crédito:Reprodução Emissora será processada por exibir imagem de candidato por 24h
Segundo o portal iG, as candidaturas de Rui Costa (PT) e de Lídice da Mata (PSB) confirmaram que tomarão medidas legais em razão do episódio. Um dos coordenadores da campanha de Costa, Everaldo Anunciação disse que a ação será protocolada na Justiça Eleitoral até esta sexta-feira (19).
"A TV Bahia é ligada à família do prefeito ACM [Antônio Carlos Magalhães] Neto e não é a primeira vez que eles usam desse recurso para aparelhar as campanhas de seus candidatos. Estamos ainda analisando o caso, mas é um absurdo do ponto de vista ético e democrático que isso tenha acontecido", explicou Anunciação, que também é presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado.
O erro foi registrado na última terça (16/9), com um trecho do programa eleitoral de Souto, em que o político abraça uma eleitora em um evento de campanha. Neste instante, o número do partido não ilustrava o quadro na tela. Na tarde da última quarta (17/9), porém, o problema foi solucionado.
Uma equipe da TV Oeste teria sido deslocada para região a fim de resolver este equívoco. O receptor que apresentou a falha técnica envolve as cidades de Bom Jesus da Lapa, que tem 69 mil moradores, e Sítio do Mato, com 13 mil. Questionado, o PSB local garante que irá ao Judiciário devido a falha.
"Nós vamos à Justiça também. E vamos pedir tudo desde retirada do ar a pagamento de multa. A justiça que decida [a sanção]", disse ao um dos coordenadores da campanha de Lídice da Mata (PSB), Antônio Carlos Trame. Na mais recente pesquisa Ibope, do dia 10 de setembro, mostra Souto na liderança das intenções de voto com 46% contra 24% de Rui Costa e 6% de Lídice da Mata.
Em comunicado, a emissora afirma que só deve se manifestar quando receber as notificações judiciais das ações, o que não aconteceu. Responsável pelo sinal, a Rede Bahia – afiliada da Globo no Estado – disse que "reconhece que houve falha do equipamento receptor de satélite, sem qualquer intervenção humana ".
A Rede Bahia reitera que “o problema ocorreu unicamente neste receptor”. Moradores da região afetada informaram que a alegada falha técnica se estendeu por ao menos um dia. "Tentei sintonizar na terça, mas a TV estava congelada numa imagem de política", contou à Folha de S.Paulo Lucas Ferreira, atendente de uma farmácia da cidade de Bom Jesus da Lapa, (a 796 km de Salvador).