Partido espanhol pede mudanças no acordo para transmissão de futebol na TV

O Partido Popular espanhol (PP) - provável vitorioso na eleição parlamentar do próximo domingo (20), segundo pesquisas - propôs ao Real Madrid e ao Barcelona que cheguem a um consenso com os demais clubes da Liga de Futebol Espanhola para que haja uma distribuição equilibrada dos direitos de transmissão televisivas dos jogos.

Atualizado em 16/11/2011 às 13:11, por Redação Portal IMPRENSA.

As informações são da .
"A verdade é que a Liga Espanhola não existiria se não fosse por todas as demais equipes", disse a senadora Miriam Blasco, porta-voz de Esportes do PP no Senado desde 2000. "É verdade, também, que Real Madrid e Barcelona vendem muito mais do que qualquer outro, então, estou de acordo que uma parte proporcional maior fique para eles", acrescentou.
Atualmente, Real Madrid e Barcelona ficam com metade da verba anual, que é de cerca de 600 milhões de euros. Na temporada 2009/2010, o Real obteve pelo menos 160 milhões de euros, enquanto o Barcelona recebeu 180 milhões, segundo o último relatório da consultoria Deloitte sobre o dinheiro nas ligas de futebol, divulgado em fevereiro.
Há pouco tempo, o Sevilla liderou um movimento para tentar reformular as regras. "O futebol está vivendo acima de suas possibilidades e, hoje em dia, só dois clubes são tentáveis", disse Blasco, 47 anos, a primeira espanhola a ganhar medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.
Leia mais