Parlamento Europeu lança canal de TV pela internet para se aproximar dos cidadãos

Parlamento Europeu lança canal de TV pela internet para se aproximar dos cidadãos

Atualizado em 17/09/2008 às 13:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Na manhã desta quarta-feira (17), o Parlamento Europeu lançou seu de televisão via internet, que transmitirá as informações nas 22 línguas oficiais da União Européia. Segundo Hans-Gert Poettering, presidente do Parlamento, o objetivo é "aproximar os cidadãos à Europa".

"Este projeto nasce em um momento especial, pois mais do que nunca é necessário trazer os cidadãos para mais perto da Europa. A europarltv nos dá uma ótima possibilidade de fazer isso", afirmou Poettering.

Com a TV, espera-se "aumentar o interesse pelo Parlamento e, portanto, aumentar a participação nas eleições", declarou o presidente do órgão. Em 2004, as eleições européias apresentaram altas taxas de abstenção, principalmente entre os novos membros do leste europeu. Além disso, a nova Constituição e o Tratado de Lisboa foram rechaçados.

De acordo com Patrick Delfosse, diretor do canal, a TV "é um experimento único, absolutamente novo. Não há nenhuma televisão que transmite em 22 idiomas diferentes e se propõe a falar para todos". Metade dos 9 milhões de euros destinados por ano ao europarltv serão gastos com traduções, e 44 dos 70 funcionários que fazem parte do canal são intérpretes, informou a agência de notícias Ansasalatina.

Leia mais