Parlamento analisa compra de TV paga por Newscorp.
O Parlamento britânico vota uma moção apresentada pelo Partido Trabalhista que se opõe a compra da BSkyB
Atualizado em 13/07/2011 às 10:07, por
Redação Portal IMPRENSA.
Parlamento analisa veto a compra de TV paga por Newscorp.
O Parlamento britânico vota, nesta quarta-feira (13), uma moção apresentada pelo Partido Trabalhista que se opõe a compra da fornecedora de TV paga, BSkyB, subsidiária da Sky, pela Newscorp, de Rupert Murdoch, informa a . Um trecho do texto diz: "A Câmara crê que é do interesse público que Murdoch e a News Corp. retirem a oferta". David Cameron, premiê britânico, declarou que o governo "tem a intenção de apoiar" a moção.Ed Miliband, líder do Partido Trabalhista, afirma que é aconselhável ouvir a decisão da Câmara, mesmo que a deliberação tenha apenas caráter de recomendação. Ainda assim, a escolha final é da empresa, que já detém 39% das ações da maior fornecedora de TV paga do Reino Unido, e quer comprar a fatia restante, porém, Miliband diz: "Sempre esperamos que as pessoas levem a sério o que o Parlamento diz".
A oposição a compra de Murdoch tornou-se ainda maior depois de o escândalo do tabloide News of The World alcançar proporções maiores, quando novas acusações de emprego de escutas ilegais a celebridades, realeza e vítimas do atentado de Londres, em 2005, foram realizadas pela redação do jornal para obter furos exclusivos.
Segundo analistas, é provável que a transação não se concretize. A compra da BSkyB ainda deve passar por análise do órgão responsável para dizer se representará monopólio. A avaliação tomará pelo menos seis meses.
Leia Mais






