Parentes de reféns das Farc usam programa de rádio para enviar mensagens

Parentes de reféns das Farc usam programa de rádio para enviar mensagens

Atualizado em 29/11/2010 às 11:11, por Redação Portal IMPRENSA.

O programa "Las Voces del Secuestro", da emissora de rádio colombiana Caracol, transmite mensagens enviadas por familiares de pessoas sequestradas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), durante as madrugadas de sábado para domingo. A atração foi idealizada pelo jornalista Herbin Hoyos, mantido em cativeiro pelas Farc durante 17 dias, em 1994.

De acordo com informações do eBand, o programa de rádio entrou no ar no mesmo ano em que Hoyos foi sequestrado, e pretende ser transmitido até a libertação "do último sequestrado", conforme diz seu slogan. A produtora do "Las Voces del Secuestro", Marcela Puentes, declarou que ele "é uma ferramenta que dá esperança aos familiares" - entre eles mães, pais, maridos e filhos dos reféns -, e que permite que os seqüestrados saibam que não foram esquecidos.

Para o policial Vladimir Quintero, que já foi refém da guerrilha, o programa da rádio Caracol o ajudava a superar o sequestro. "Com o programa, ficávamos sabendo como estavam nossas famílias. Sem eles, nada nos motivaria naquela selva, absolutamente nada", contou Quintero, que ainda informou que uma das formas de a guerrilha punir suas vítimas era impedindo-os de escutarem a atração.

A escolha da faixa da madrugada para a transmissão do programa tem um motivo. Segundo Manuela, esse é um horário "mais tranquilo", pois não interferem no sinal da rádio. "É mais tranquilo, não tem os aviões, que às vezes interrompem o sinal da rádio. E também dá para os reféns se concentrarem nas mensagens dos familiares", explicou. No momento em que os familiares vão ao ar, a produção recomenda a eles para não chorarem, o que poderia angustiar os parentes mantidos em cativeiro.

Leia mais

-
-
-