Parceria entre Google e Museu do Prado mostra detalhes de obras-primas

Parceria entre Google e Museu do Prado mostra detalhes de obras-primas

Atualizado em 13/01/2009 às 17:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Parceria entre o Museu do Prado e a Google possibilita visualização de detalhes em obras de arte que o olho humano não conseguiria detectar. O projeto colocou 14 obras-primas em formato de resolução ultra-alta à disposição dos usuários no Google Earth .

"Não existe melhor forma de prestar tributo aos grandes mestres da história da arte do que universalizar o conhecimento de suas obras nas melhores condições possíveis", disse Miguel Zuzaga, diretor da pinacoteca de Madri.

As obras podem ser vistas com nível de resolução 1,4 mil vezes superior ao de uma câmera de 10 megapixels. Isso só é possível por conta de um processo criado sobre uma ideia de Clara Ribera, funcionária do Google. O trabalho, iniciado em maio do ano passado e encerrado em dezembro, consistia em obter fotografias em alta resolução de partes dos quadros e depois juntá-las.

Javier Rodríguez Zapatero, o diretor geral do Google Espanha, declarou que o museu não teve nenhum custo no projeto, mas não quis revelar o valor gasto pela Google. Ele disse, ainda, que tornar as obras disponíveis é uma maneira de democratizar as informações. "Permitir que 14 obras-primas dessa casa sejam vistas em qualquer lugar do mundo e com esse nível de precisão é mais um passo em nosso intuito de democratizar o acesso à informação".

Leia mais