Parceria em sistema de TV digital é exceção
Parceria em sistema de TV digital é exceção
A TV digital, que estreou no Brasil no dia 2 de dezembro de 2007, é resultado de uma parceria entre o Brasil e o Japão. O sistema japonês serviu de base para a formulação do sistema brasileiro, que é mais avançado na compressão de vídeos e usa um software de interatividade desenvolvidos por pesquisadores brasileiros.
Há oito anos, a Universidade Presbiteriana Mackenzie formulou um estudo comparativo entre os sistemas japonês, americano e europeu. A tecnologia que obteve melhor desempenho foi a japonesa, então escolhida para sustentar a transmissão da TV digital no Brasil.
Reportagem publicada nesta segunda-feira (14), no jornal O Estado de S.Paulo, comenta que o lançamento da TV digital aproxima o Brasil do Japão, e abre espaço para a cooperação tecnológica e o intercâmbio cultural.
"Existe um estímulo de ambos os governos para alianças", afirmou Yasutoshi Myioshi, presidente da Primotech21, que representa fabricantes japoneses de componentes eletrônicos no país. Esta iniciativa de parceria se confirma, pois especialistas japoneses do setor visitam periodicamente o Brasil na intenção de melhor apoiar o estabelecimento da tecnologia de TV digital.
Leia mais






