Para sobreviver, "Guardian" e "Observer" assumem formato tabloide

Os jornais britânicos The Guardian e The Observer, de propriedade do Guardian Media Group, publicarão suas edições finais em formato berliner neste fim de semana.

Atualizado em 11/01/2018 às 14:01, por Redação Portal IMPRENSA.

e The Observer , de propriedade do Guardian Media Group , publicarão suas edições finais em formato berliner neste fim de semana. Para reduzir custos de impressão, a partir de segunda-feira (15), ambos passam a ser publicados em tamanho tabloide.


Crédito: Divulgação


“Meu trabalho é garantir que o nosso jornalismo independente continue sendo apreciado por tantos leitores quanto possível e que nossos jornais impressos contribuam financeiramente para garantir um futuro sustentável”, contou Katharine Viner, editora-chefe executiva do Guardian News & Media em uma coluna publicada na última terça.


“Mover-se para o formato do tabloide fortalece nossa capacidade de fazer os dois e reforça nosso compromisso contínuo de imprimir [os jornais].”


No ano passado, a tiragem do Guardian (que circula de segunda a sábado) caiu para 150 mil no Reino Unido, enquanto o Observer (que circula apenas aos domingos) vendeu cerca de 175 mil edições. Para ambos, uma circulação que representa menos da metade do que eles vendiam em forma física em 2005.