Para senador, blog da Petrobras é resquício do período de autoritarismo no Brasil
Para senador, blog da Petrobras é resquício do período de autoritarismo no Brasil
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou na última terça-feira (08) a decisão da Petrobras de criar um blog para divulgar as perguntas enviadas por jornalistas à sua assessoria de imprensa antes da publicação das reportagens. Para ele, "essa é uma tentativa de se colocar a mão grande sobre a imprensa nacional, subtraindo as suas prerrogativas de liberdade".
Em pronuciamento, o senador leu a nota divulgada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) contra a iniciativa da estatal, informou a Agência Senado. "A liberdade de imprensa é a mais importante das liberdades, porque quando ela falecer, as demais liberdades estarão comprometidas. O comportamento da Petrobras é autoritário e, sem dúvida, revela resquícios do período de autoritarismo no Brasil", concluiu Dias.
A estatal comentou a nota da ANJ em um post, afirmando que "respeita os princípios universais de liberdade de imprensa, tanto que, em nenhum momento, se esquivou de responder às perguntas enviadas, de forma direta e clara. Tampouco, usou de qualquer meio para evitar a publicação de reportagens e notas, mesmo quando a empresa está sendo atacada".
"A noção de confidencialidade e sigilo, como a própria nota da ANJ registra, é um princípio que norteia a relação dos jornalistas com suas fontes (pessoas ou empresas, consultorias). O objetivo principal é preservar aqueles que passam informações aos jornalistas e que, por qualquer motivo, precisam ou querem se manter no anonimato. Mas não há compromisso semelhante de confidencialidade e sigilo da fonte para o jornalista, pois isso limitaria o próprio caráter público e aberto da informação", explica a Petrobras.
Leia mais






