Para promover "netiqueta", DW anuncia regras para comentários nas redes sociais
A empresa de notícias estatal alemã DW divulgou nesta quarta-feira (18) um texto com um compilado de regras e sugestões para os comentários às suas postagens no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e outras plataformas de mídias sociais.
Atualizado em 19/05/2022 às 10:05, por
Redação Portal IMPRENSA.
"Queremos debates de qualidade, que se caracterizem pelo respeito mútuo. Para isso, é imprescindível atentar-se a certas regras", diz o texto, publicado sob o título 'Netiqueta: um convite ao diálogo'.
A primeira regra é que os comentários sempre façam referência ao artigo ou vídeo publicado. Em seguida, o texto pede que os comentários sejam feitos no mesmo idioma do conteúdo postado. Crédito: Reprodução A DW também destaca no informativo não tolerar "nenhuma forma de discriminação, racismo, sexismo, homofobia, insultos a minorias ou religiões, obscenidades ou outras formas de discurso de ódio".
Jornalistas
Tampouco são admitidos, prossegue a nota, insultos aos jornalistas e autores dos conteúdos postados, nem comentários que contenham teorias conspiratórias ou informação "deliberadamente enganosa".
Também está vetado o uso dos comentários como espaço publicitário ou local de divulgação de informações privadas, como endereços e números de telefone.
Por poderem ser interpretadas como uma forma de agressão verbal, palavras ou sentenças escritas em caixa alta tampouco são aceitas.
Em caso de infração a qualquer das normas, a empresa salienta que os comentários serão eliminados sem prévia consulta por seus "community managers". Se as infrações forem consideradas "persistentes ou graves", a empresa diz que pode excluir o usuário permanentemente de suas páginas e perfis nas redes sociais.
"Ao comentar em nossas plataformas de mídias sociais, é preciso aceitas essas normas de netiqueta", conclui o texto.





