Para Lucas Mendes, do "Manhattan Connection", internauta busca por "jornalismo de consumo"

Para Lucas Mendes, do "Manhattan Connection", internauta busca por "jornalismo de consumo"

Atualizado em 15/09/2008 às 12:09, por Thaís Naldoni/Editora-executiva do Portal IMPRENSA e  de São Luís (MA).

Por

A revolução na imprensa com o surgimento de novas mídias foi o tema da palestra proferida pelo jornalista Lucas Mendes, apresentador do "Manhattan Connection, da GNT, na conferência de abertura do II Encontro Regional de Jornalismo e Comunicação "Sua Aldeia no Planeta, realizado pela revista IMPRENSA, na cidade de São Luís (MA).

Segundo Mendes, se há cem anos a mídia impressa reinava na imprensa, atualmente, vive-se em um momento de "altas indefinições". "Hoje, já temos 17 tipos de mídia e isso gera altas indefinições. Os mais otimistas dizem que em cinco ou dez anos é que haverá algum modelo econômico que possa sustentar essa revolução", disse.

No Brasil, de acordo com o jornalista, a crise pela qual vive a imprensa ainda é menor do que a observada nos Estados Unidos, já que lá, tanto a TV quanto os jornais impressos estão perdendo cada vez mais telespectadores e leitores, o que significa queda na verba de publicidade. "A crise está ferrenha. No Brasil, a TV ainda está forte, embora perdendo receita gradativamente. Já os jornais, vivem em um período de crescimento".

Thaís Naldoni
Lucas Mendes
Mendes credita à internet tal queda, já que a informação está disponível gratuitamente nos sites mas, ainda assim, o internauta busca na rede informações diferentes das que estão nos veículos impressos. "O internauta busca por jornalismo de serviço. Se existe um furacão que acabou com uma cidade, na internet o leitor busca saber o que como se defender de um próximo, quais empresas fazem seguros contra desastres naturais. É uma informação diferente", comenta.

A discussão corrente no Brasil da necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão não é tema nos Estados Unidos, de acordo com o apresentador. A maior preocupação das empresas de mídia está no faturamento, não na credibilidade ou na formação. "Para os empresários de mídia norte-americanos, queda no faturamento está intimamente relacionada à queda na qualidade".

O II Encontro Regional de Jornalismo e Comunicação "Sua Aldeia no Planeta" acontece nos dias 15 e 16 de setembro, em São Luís (MA). O evento é realizado pela revista IMPRENSA, com parceria da Associação Maranhense de Imprensa, patrocínio da ALUMAR - Alcoa, e apoio de mídia da TV Mirante.

Para mais informações, .