Para Igreja Universal, reportagem da CartaCapital sobre sucessão é "inverídica"

Para Igreja Universal, reportagem da CartaCapital sobre sucessão é "inverídica"

Atualizado em 18/03/2009 às 13:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Para Igreja Universal, reportagem da CartaCapital sobre sucessão é "inverídica"

Um comunicado da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), assinado por seu presidente, bispo Jerônimo Alves, contesta uma matéria da revista CartaCapital publicada nesta quarta-feira (18) sobre uma suposta "crise de comando" na igreja.

Reprodução
Capa da edição
"Inverídica, tendenciosa e pobre de informações", para a Universal a reportagem - intitulada "A crise universal" - "não corresponde à realidade dos fatos". De acordo com a CartaCapital , o bispo Edir Macedo, chefe máximo da Universal, teria escolhido o bispo Romualdo Panceiro como seu sucessor devido a seu estado de saúde - fragilizado após uma cirurgia no pâncreas, nos Estados Unidos, há cerca de nove meses.

"Seu estado de saúde não é bom, garantem religiosos próximos. Ele também sofre de diabetes. Fotografias recentes ao lado de familiares mostradas em seu site pessoal na internet exibem sua fragilidade física. O bispo está muito magro, em comparação com fotografias de um ou dois anos atrás", diz a revista .

A reportagem afirma ainda que pouco depois de ir para a Califórnia, nos Estados Unidos, encontrar Edir Macedo, Panceiro voltou ao Brasil, e com uma procuração assinada pelo chefe da Iurd, "obteve o controle de vários dos mais importantes e valiosos bens da igreja, tornou-se o homem forte e deixou de ouvir o antigo guru".

"O bispo Macedo sentiu-se traído pelo ex-líder no Brasil. No entanto, não teria agora como reverter o poder outorgado a Panceiro. Uma importante funcionária da área administrativa da igreja confirmou que o novo dirigente está fortalecido e 'com amplos poderes'", informa a publicação.

No comunicado contrário à matéria, a Igreja Universal alega que as informações são inverossímeis porque "primeiro, o bispo Romualdo Panceiro mora no Brasil e jamais morou na Califórnia; segundo, o bispo Macedo está muito bem de saúde e também não lhe passou a liderança da Instituição; e terceiro não existe procuração alguma", diz a nota.

Segundo o presidente da igreja, "a credibilidade é o combustível de qualquer órgão de comunicação. Para que seja construída, é importante que haja equidistância entre o órgão de comunicação e os entes envolvidos na notícia. Do contrário corre-se o risco de o veículo cumprir papel, exclusivamente, panfletário".

Leia mais