Para O Estado de S. Paulo, Lula tem "obsessão" por criticar imprensa

Para O Estado de S. Paulo, Lula tem "obsessão" por criticar imprensa

Atualizado em 26/03/2010 às 10:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Para O Estado de S. Paulo , Lula tem "obsessão" por criticar imprensa

Nesta sexta-feira (26), o jornal O Estado de S. Paulo rebateu as críticas do presidente Lula, que em evento na cidade de Brasília, acusou a imprensa de agir de "má-fé" contra o atual governo. Em editorial, o jornal diz que o embate entre políticos e a imprensa é histórico e classifica as críticas de Lula de "obsessão".

"Governadores e prefeitos, ministros e secretários podem deplorar a suposta miopia do noticiário, mas reconhecem a carga inerente de tensão no seu relacionamento com o jornalismo a que eles não se subordina. Já no caso de Lula é obsessão", diz o editorial, referindo-se as críticas de políticos sobre suposta omissão da imprensa nos fatos "relevantes" do poder público.

"Desde o escândalo do mensalão, em 2005, ele está em campanha para demolir a credibilidade dos órgãos de informação. As suas diatribes, como a de anteontem, durante um evento, são uma mistura de vezo autoritário com ressentimento de classe, agravada pelo descontrole emocional diante da mera expectativa de receber críticas".

No texto, o jornal diz haver ponto conflituoso entre o que Lula defende e o que emprega. O Estadão lembra afirmações antigas do atual presidente, que dizia ser impossível chegar a disputar a Presidência, não fosse a liberdade de imprensa no país.

"Foi ela (imprensa) quem de fato propeliu o seu nome, cobrindo passo a passo a sua trajetória, fossem quais fossem os julgamentos que pudessem fazer a seu respeito. Isso não mudou, mas o que Lula hoje entende por liberdade de imprensa é uma caricatura grotesca",

Em discurso sobre o programa social "Territórios da Cidadania", Lula chegou a afirmar que "é triste quando a pessoa tem a chance de escrever a coisa certa e escrevem as coisas erradas", em referência a jornalistas. Para o jornal, o discurso encontra respaldo apenas em um regime de ditadura.

"Nas democracias, as pessoas têm o direito de escrever -ponto (...) Para Lula, o certo seria a imprensa dizer que o PAC é uma maravilha. O errado, informar que apenas 11% de suas obras foram concluídas e 54% não saíram do papel".

O jornal ainda cita expressão usual do presidente para criticar a forma com que Lula analisa a imprensa. "(...) nunca antes neste país, em regime democrático, um presidente havia manifestado tanto ódio pela imprensa livre".

Leia Mais

-