Para estrategista de mídias sociais da Burson-Masteller, a chave é integrar a comunicação

“A maior necessidade das empresas é integrar as diversas frentes de comunicação”, diz Rogério Gonçalves, estrategista de mídias digitais da

Atualizado em 09/10/2013 às 13:10, por Mauricio Kanno.

Burson-Masteller. “Para gerar resultado financeiro, por meio da comunicação, é necessário buscar a sinergia entre os canais, evitando assim a quebra da mensagem.”
Crédito:Alf Ribeiro Profissional defende uma comunicação integrada
O profissional participou do “Diálogos VII – Mídias sociais como negócio: como gerar receita por meio dos novos players”, do mídia.JOR.

““Não aconselho colocar um comercial feito para a TV diretamente nas mídias sociais mas sim incentivar o fluxo de comunicação entregando informações complementares nos canais de mídia própria”, exemplifica ele. “As pessoas precisam entender como funciona esse fluxo, essa tradução, esse ciclo, e fazê-lo se autoalimentar.”
Gonçalves diz que é preciso aproveitar a oportunidade da interação nas mídias sociais, fazendo com que isso complemente o conteúdo gerado por mídias próprias da empresa, TV e outras convencionais.
Para o estrategista, se o objetivo é pensar em resultado financeiro, “não adianta querer investir os milhões em mídia paga, se não se trabalhar também a mídia espontânea e a não convencional, buscando o apoio de formadores de opinião”.
Como exemplo de aplicação dessas técnicas, Gonçalves conta sobre o lançamento do carro Ecosport, com a ação Ecosport Parade em 2012. “Houve intensa demonstração de interesse de compras mesmo antes do início oficial das vendas do veículo”, relata. Para isso, houve um amplo trabalho de relações-públicas, além da exposição pública do produto, incluindo shows e eventos. “O importante é incitar as pessoas a pesquisar sobre o seu produto”, resume.
Ele ressalta ainda para evitar “picos e vales” na comunicação, buscando manter a comunicação sempre ativa através da criação de um fluxo consistente de propagação da mensagem.
Sobre as questões do público, ele achou que a que foi feita sobre os games foi a mais desafiante. “É um meio com muita relação com as mídias sociais. Mas o cara tem que escolher entre joga seu jogo em detrimento dos tradicionais. Muitas empresas fizeram jogos para Facebook, mas é uma competição complicada e que exige especialistas e muito planejamento”, conclui.

O mídia.JOR acontece nos dias 07, 08 e 09/10, no teatro da Aliança Francesa, em São Paulo (SP). O evento, realizado por IMPRENSA, é patrocinado pela Oi, com apoio da Aliança Francesa, Fenaj, Abert, Abradi, Aner e ANJ.