Para especialista, aumento dos seguidores de Bolsonaro no Twitter não foi orgânico
Criador do Bot Sentinel, perfil que rastreia contas inautênticas no Twitter, o americano Christopher Bouzy divulgou que, após o anúncio da compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk por US$ 44 bilhões, o número de robôs que seguem o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores no microblog cresceu fortemente.
Atualizado em 27/04/2022 às 16:04, por
Redação Portal Imprensa.
Dos 65.268 novos seguidores que Bolsonaro ganhou somente na terça-feira (26), 61.299 seriam bots, como são chamadas contas automatizadas geridas por sistemas de computador. Isso representa quase 94% dos novos seguidores de Bolsonaro nesta data. Crédito: Reprodução Twitter
Na mesma terça, o número de seguidores que Bolsonaro ganhou no Twitter foi 10 vezes maior do que sua média diária. Fenômeno semelhante teria sido registrado com seguidores da deputada federal Carla Zambelli e do deputado federal Eduardo Bolsonaro, dentre outros apoiadores do governo brasileiro.
Nada de orgânico
Bouzy monitora a conta do presidente desde 2020 e disse à imprensa que nunca viu um crescimento no número de seguidores tão grande. Para ele, o fenômeno não teve nada de orgânico.
Contrariando as evidências, bolsonaristas alegam que o aumento no número de seguidores se deve à mudança no algoritmo do Twitter após a compra da plataforma, que supostamente teria deixado de frear o alcance de suas publicações.
Na verdade, a finalização do acordo entre Musk e o Twitter ainda não saiu efetivamente do papel. Ou seja, a gestão da rede social ainda não foi modificada. Mas realmente o bilionário deu vários sinais de querer reduzir a moderação de conteúdo na plataforma, fato que levou bolsonaristas e a direita americana a celebrarem o negócio.
Por sinal, nos Estados Unidos também foram registradas tendências atípicas na quantidade de seguidores de políticos após o anúncio da venda do Twitter. Contas ligadas à esquerda teriam perdido seguidores, enquanto perfis de direita arregimentaram números recordes de "followers".
Em nota ao portal iG, o Twitter disse que a flutuação no número de seguidores é natural. "Temos analisado as recentes variações na contagem de seguidores de perfis no Twitter globalmente. Ao que tudo indica, essas oscilações parecem ter sido, em grande parte, resultado de um aumento na criação de novas contas e desativação de outras, organicamente."
Leia mais






