Para Eliane Brum, Prêmio Rei da Espanha reconhece "Jornalismo que vai à rua"
Para Eliane Brum, Prêmio Rei da Espanha reconhece "Jornalismo que vai à rua"
Para Eliane Brum, Prêmio Rei da Espanha reconhece "Jornalismo que vai à rua"
A jornalista brasileira Eliane Brum recebeu nesta terça-feira (13) o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Imprensa. Na cerimônia, a jornalista disse que o prêmio representa o "reconhecimento de um Jornalismo que vai à rua".
"Hoje é cada vez mais difícil fazer um Jornalismo que não fique dentro das redações", disse a jornalista. A reportagem vencedora do prêmio foi publicada no dia dois de fevereiro de 2009 na revista Época . Com o título "O Islã dos Manos", a matéria abordava o avanço do islamismo na população negra do Brasil.
Na cerimônia, Eliane lamentou que se destine "cada vez menos dinheiro para financiar as reportagens que necessitem de mais tempo de elaboração, para o Jornalismo que precisa de meses para fazer uma reportagem".
"Ganhar este prêmio (US$ 8,4 mil) é o reconhecimento de que este é o melhor caminho para um Jornalismo que saia do lugar comum", disse a jornalista, em entrevista à agência Efe.
O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha chega a sua 27ª edição, organizado pela Efe e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Os prêmios foram entregues pelo rei espanhol Juan Carlos.
Funcionária por 10 anos da revista Época , recentemente Eliane comunicou sua saída da Editora Globo, responsável pela publicação. A jornalista pretende se dedicar à Literatura, produção de documentários e projetos para TV. Eliane, porém, mantém sua coluna semanal no site da Época e, eventualmente, terá matérias publicadas na revista.
Leia Mais
-






