"Para conduzir meu trabalho, preciso ler vocês", diz Graça Foster no Mulher IMPRENSA

Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras, foi uma das principais homenageadas da 10ª edição do "Troféu Mulher IMPRENSA&qu

Atualizado em 13/03/2014 às 15:03, por Camilla Demario.

Maria das Graças Silva Foster, presidente da Petrobras, foi uma das principais homenageadas da 10ª edição do "Troféu Mulher IMPRENSA". Foster recebeu o prêmio de "Personalidade do Ano", pela carreira desenvolvida dentro da empresa ao longo dos anos – começou como estagiária – e, recentemente, foi eleita pela Fortune com uma das vinte mulheres mais poderosas do mundo.

“Estou muito nervosa, este é um ambiente diferente do meu habitat. Meu convívio é com engenheiros, químicos, mas é um orgulho muito grande estar entre jornalistas. Ainda hoje a minha assessora veio conversar comigo e quando ela estava na porta, já para sair, perguntei: ‘por que eu vou receber este prêmio hoje?’ E ela responder ‘porque não é fácil conduzir isso aqui’”, disse Graça em discurso de agradecimento.

Crédito:Alf Ribeiro Graça Foster, presidente da Petrobras e Personalidade do Ano do Troféu Mulher IMPRENSA
A presidente lembrou ainda o mérito das jornalistas presentes e confessou que seu trabalho depende do jornalismo. “Quero dizer, humildemente, que para conduzir meu trabalho preciso ler, ouvir e estudar vocês. Corto jornal, levo na bolsa, peço para gravarem para mim. Admiro a coragem de falar sobre tanto assuntos de forma tão abrangente e profunda. Temos em comum ser e amar ser mulher. Se eu tivesse que escolher uma característica em comum, seria o compromisso com a verdade, que é também o meu compromisso”, disse.
Maria das Graças Silva Foster nasceu em Caratinga (MG) e há 32 anos faz parte do quadro de profissionais da Petrobras. É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Engenharia Química e Pós-Graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.
Leia também -