Página do Facebook que homenageava atirador britânico é removida por autora

Página do Facebook que homenageava atirador britânico é removida por autora

Atualizado em 16/07/2010 às 13:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A página criada no Facebook para homenagear um atirador inglês, morto no sábado (10), foi removida por sua autora na última quinta-feira (15) após gerar polêmica envolvendo o site de relacionamento e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, segundo a AFP.

A página de discussão "R.I.P. Raoul Moat You Legend" ("Descanse em Paz Raoul Moat, a Lenda", em tradução livre) atraiu 38 mil usuários e vários deles elogiavam o homem que se matou após uma perseguição policial que durou mais de uma semana. Antes, ele tinha atirado em três pessoas e matado um homem.

Após o pedido de um parlamentar para que pressionasse o Facebook a retirar a página do ar, Cameron disse que não podia entender nenhuma onda de simpatia pública pelo atirador.

Em comunicado, a rede social respondeu que não havia motivo para proibir que as pessoas discutissem sobre o assassino, desde que elas não violassem as regras de serviço do website.

Mesmo assim, a criadora da página de discussão, Siobhan O'Down, tirou-a do ar, dizendo estar surpresa com a reação negativa. "Para ser honesta, não esperava que esse seria o tipo de reação que haveria", disse.

"Nós não aprovamos o que ele fez, porque o que ele fez foi errado", disse ela. "Sentimos pelas famílias, mas ele era um ser humano no fim das contas."

O'Down afirmou ainda que planejava começar uma nova página para Moat, mas não explicou como seria diferente da anterior.

Leia mais

-