Comunicação do tamanho do evento, por Mauro Costa, de Fortaleza
Comunicação do tamanho do evento, por Mauro Costa, de Fortaleza
Comunicação do tamanho do evento, por , de Fortaleza
Cada caso é um caso. O bordão tem inúmeras aplicações, inclusive em assessoria de imprensa. Apesar de haver uma linha de atuação comum em todo job, não há estratégia que seja aplicada de forma eficiente para todos os casos, não há modelo de atendimento que possa ser utilizado como regra. Para cada cliente preparamos um plano, para cada evento estabelecemos um prazo. Com 3.000 artistas e profissionais das mais diversas áreas, divididos em 16 núcleos temáticos, com mais de 800 apresentações, 120 oficinas, 30 desfiles de moda, 62 palestras, 20 exposições, 20 debates, 42 vivências holísticas, 12 peças teatrais, enfim, números vultosos, o Festival Vida&Arte, realizado em Fortaleza (CE) entre os dias 19 e 23 de janeiro, estava longe de ser considerado um cliente comum. Fazer a assessoria de imprensa de um evento cultural deste porte foi mais que um desafio. Mesmo com oito anos no mercado, com experiências relativamente semelhantes no currículo como duas edições do Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo, essa foi uma prova de fogo para a AD2M.
Por um lado, tínhamos plena certeza do potencial do evento. A programação nos permitia atuar em todos os veículos da grande imprensa, em quase todas as editorias, em boa parte das publicações alternativas. Por outro lado, temíamos que o prazo de dois meses para coletarmos as informações sobre este imenso número de atrações trabalhasse contra nós. Na medida em que a produção fechava os contratos com os artistas participantes, mantínhamos os contatos com as respectivas produções, preparávamos material informativo e já divulgávamos as confirmações para os veículos de comunicação. O bom dimensionamento e a qualificação da nossa equipe bem como a relação próxima com a produção do Festival nos permitiram que tivéssemos bons índices de produtividade e excelente aproveitamento.
Os resultados foram fruto de um grande esforço e da cooperação de todos os envolvidos. Além da objetividade dos dados a respeito das apresentações, exposições e dos artistas, o trabalho de uma assessoria de imprensa para um evento cultural de grande porte é antes de tudo sinônimo de relacionamento. No caso do Festival Vida&Arte, precisávamos atender às expectativas dos promotores, trabalhando o evento como figura central e referência obrigatória de cada uma das notícias divulgadas, mas também cabia a nós fazer brilhar as atrações e, tão importante quanto, tínhamos a obrigação de acompanhar todos os profissionais de imprensa em cobertura do Festival. Considerando todos os fatores acima e somando-se ainda a coordenação dos credenciamentos de imprensa, o intrincado das relações foi uma experiência à parte. Como dizemos em bom cearensês: "Pense numa loucura!"
Deixando a modéstia de lado, a AD2M pode afirmar ter em sua carreira mais um carimbo de "missão cumprida". Agora, vamos esperar pela terceira edição do Festival Vida&Arte, em 2007 - na expectativa de podermos fazer de novo, mas certamente não a mesma, Assessoria de Imprensa -, torcendo e trabalhando para que outros tantos eventos significativos que movimentam a cena artística e cultural sejam realizados no Ceará. É, lógico, contando com a Assessoria de Imprensa da AD2M.
, 32 anos, é sócio-diretor da AD2M Engenharia de Comunicação, empresa cearense de consultoria e assessoria em Comunicação, responsável pela Assessoria de Imprensa do II Festival Vida&Arte.






