SJSC: Ministério devolve ao Congresso processos retirados em 2006

SJSC: Ministério devolve ao Congresso processos retirados em 2006

Atualizado em 11/01/2007 às 16:01, por Fonte - Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.

SJSC: Ministério devolve ao Congresso processos retirados em 2006 Os primeiros 29 processos de renovação de outorga para serviços de radiodifusão que estavam entre os 225 que foram retirados do Congresso Nacional por solicitação do Ministério das Comunicações em 2006 foram devolvidos à Casa Civil para novo encaminhamento ao parlamento. Alguns processos aguardam decisão há mais de dez anos.

No final do primeiro semestre de 2006, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Vic Pires Franco (PFL/PA), havia avocado (prerrogativa do presidente de ser ele mesmo o relator de um processo) o conjunto dos processos que estavam parados há bastante tempo na Comissão. Alguns dos processos estavam parados havia mais de 10 anos aguardando a complementação da documentação. Na ocasião, com o apoio do plenário da Comissão, o presidente enviou um ultimato aos responsáveis pelas empresas oferecendo-lhes o prazo de 30 dias para que complementassem os documentos. Quando o prazo estava para vencer, em junho, o ministro Hélio Costa pediu os 225 processos de volta, provocando uma enorme celeuma na Comissão. Quase no final da legislatura, a comissão começou a solicitar sistematicamente do Minicom e do ministro "notícias das 225 mensagens".

A comissão pedia ainda a presença do próprio ministro Hélio Costa para discutir os novos critérios para a tramitação dos processos de outorga e renovação na Câmara. Hélio Costa não se manifestou à comissão e nem aceitou o convite para discutir os tais critérios das renovações. O resultado da disputa, segundo relatos de deputados da Comissão, foi a rejeição de 82 mensagens votadas na última reunião de 2006. (Com informações da Tela Viva News)