SJES: Repórteres são agredidos por policiais militares em Vitória
SJES: Repórteres são agredidos por policiais militares em Vitória
SJES: Repórteres são agredidos por policiais militares em Vitória
Os repórteres são da TV Gazeta Norte e cobriam um tumulto na Penitenciária de Linhares. Policiais militares obrigaram os dois a ficar de joelhos, com as mãos na cabeça e sob a mira de armas. O assunto não é novo. Mas, a cada dia, um novo fato nos leva a crer que a violência contra jornalistas no Brasil e no mundo tem se tornado corriqueira e tratada como se não dissesse respeito a quem faz jornalismo no país.
A julgar pela forma como o jornal A Gazeta (Vitória-ES) tratou o episódio envolvendo dois profissionais da TV Gazeta Norte, em que eles foram tratados de forma truculenta por policiais e obrigados a ficar de joelhos sob a mira de armas, podemos afirmar que o assunto não tem merecido atenção proporcional à sua importância.
A agressão praticada por policiais militares foi no dia 12 de janeiro, durante um tumulto na Penitenciária de Linhares (no Norte do estado). A repórter Vanessa Araújo e o cinegrafista Antônio Come estavam no local fazendo a cobertura do trabalho da polícia que tentava conter a ação dos presos. Os policiais alegam que eles ultrapassaram uma área de segurança e que, por isso, foram impedidos de continuar o trabalho.
O Sindijornalistas-ES lamenta o episódio e acredita que casos como esse não podem ser tratados apenas como mais uma impropriedade de policiais militares. Por isso, emitiu uma nota de repúdio à atitude contra os jornalistas e exige que as autoridades dêem algum tipo de explicação. Para a diretora financeira do sindicato, Edlamara Conti, quando jornalistas são agredidos por exercerem seu trabalho, toda a sociedade é agredida. "Se trata de uma arbitrariedade e violência cometidas contra cidadãos, que estão a serviço da sociedade. Toda a sociedade foi agredida naquele momento", afirma.
NOTA DE REPÚDIO
Agressão a jornalistas em Linhares
O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo vem a público manifestar repúdio e indignação à agressão sofrida por jornalistas da TV Gazeta Norte, em Linhares, no dia 12 de janeiro, quando cobriam o tumulto na Penitenciária da cidade, e pedir ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do Comando da Polícia Militar, que proceda à apuração do caso e puna os responsáveis.
A repórter Vanessa Araújo e o cinegrafista Antônio Come foram vítimas da truculência de policiais militares que faziam a guarda do presídio. Os dois jornalistas foram obrigados a ficar de joelhos, com as mãos na cabeça e sob a mira de armas. Os policiais alegaram que eles ultrapassaram uma área de segurança.
A agressão sofrida pelos jornalistas da TV Gazeta Norte não representa um fato isolado, visto que outras agressões têm ocorrido no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Essas agressões não atingem apenas a categoria profissional dos jornalistas; elas se constituem em grave violação aos direitos de todos os cidadãos de serem informados sobre o que ocorre na sociedade.
O Sindijornalistas/ES lamenta o fato e exige apuração rigorosa por parte das autoridades competentes. Na próxima semana, a diretoria do sindicato vai se reunir com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e vai informar ao Ministério Público sobre o caso.
Sindicato dos Jornalistas do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas/ES) 





