SinjoPE: Folha de Pernambuco demite em massa e descumpre acordo coletivo
SinjoPE: Folha de Pernambuco demite em massa e descumpre acordo coletivo
SinjoPE: Folha de Pernambuco demite em massa e descumpre acordo coletivo O Jornal Folha de Pernambuco , do Grupo Eduardo de Queiroz Monteiro (EQM), demitiu nove profissionais jornalistas, sob a velha e surrada desculpa de contenção de custo. Mas a estratégia é demitir um para contratar dois, visto que os profissionais dispensados tinham média salarial acima daquela paga hoje pela Folha , empresa, conhecida no meio jornalístico por viver o paradoxo de possuir um dono milionário e pagar um dos mais baixos salários do mercado.
O Sindicato dos Jornalistas repudia o velho artifício utilizado pela Folha para realizar as dispensas, lembrando que os profissionais merecem respeito, coisa que o jornal há muito não oferece ao seus associados jornalistas. Além de não cumprir, em 2004 e 2005, o artigo dos acordos coletivos que estabelece o reajuste de todos os itens financeiros, como as diárias de viagem e cobertura (aplicando o mesmo percentual do reajuste salarial), o jornal tem uma tradição de descuido no que se refere aos direitos trabalhistas, como, por exemplo, o não depósito do FGTS.
O SinjoPE protesta pela demissão em massa e pelo motivo mais vil, e afirma que as denúncias sobre a Folha já estão na pauta de ação sindical, com o efetivo encaminhamento de pedido de fiscalização à Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PE). 





