Rio de Janeiro: Jornalistas da Tribuna da Imprensa elaboram

Rio de Janeiro: Jornalistas da Tribuna da Imprensa elaboram

Atualizado em 01/02/2007 às 17:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Rio de Janeiro: Jornalistas da Tribuna da Imprensa elaboram Foto: Sede do Tribuna da Imprensa , do Rio de Janeiro / SJPMRJ

Em protesto contra o atraso dos salários, na última sexta-feira (26/02), os jornalistas da redação do jornal Tribuna da Imprensa , do Rio de Janeiro, realizaram uma assembléia que durou cerca de três horas, ocasionando atraso no fechamento da edição. Ao final da reunião, os jornalistas, vestidos de preto e usando narizes de palhaço, decidiram aguardar o posicionamento do diretor Hélio Fernandes até ontem (31/01).

Fernandes prometeu, então, que pagaria pelo menos a metade do salário de dezembro até hoje (01/02). "Acabamos de receber a metade do de dezembro, mas ainda falta a outra metade, o de janeiro e o 13º. Sem contar que ainda está atrasado o 13º de 2003!", revela um jornalista da redação. Segundo informações da mesma fonte, o jornal também está devendo quatro anos de abono salarial e o repasse do FGTS. "Eles retiram do contra-cheque o FGTS, mas não depositam o repasse do Fundo de Garantia aos funcionários. Isso é sonegação".

O advogado do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Walter Monteiro, disse que os funcionários elaboraram um calendário - já chamado de "calendário do saco-cheio" - para ser entregue à direção do jornal. "Se alguma data for descumprida, os jornalistas já nos adiantaram que, com certeza, vão entrar em greve", diz o advogado.

A direção do jornal deverá se reunir com o Sindicato mais uma vez na próxima semana. Até lá, os jornalistas vão manter as atividades da redação para não comprometer a circulação do jornal, que vende cerca de três mil exemplares diariamente. Enquanto isso, os jornalistas vão se mantendo como podem. "E tem mais: nós nunca recebemos vale-transporte também. Praticamente pagamos para trabalhar", finaliza o jornalista do Tribuna da Imprensa.

Com informações do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.