Rio de Janeiro: Bienal da UNE começa com intensa programação cultural

Rio de Janeiro: Bienal da UNE começa com intensa programação cultural

Atualizado em 29/01/2007 às 17:01, por Fonte: UFMG.

Rio de Janeiro: Bienal da UNE começa com intensa programação cultural Começou no último sábado (27/01), no Rio de Janeiro, a 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. Este ano, a principal discussão será em torno das relações entre Brasil e África, apesar de o evento acolher outros temas de discussões recorrentes entre os estudantes.

Um dos destaques do domingo (28/01), foi o Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid), tendo a jornalista Soninha Francine e o rapper B Negão como alguns dos debatedores.

A Bienal, que dá início às comemorações dos 70 anos da UNE, reúne jovens de todo país em diversos espaços de interação cultural localizados no tradicional bairro da Lapa, na capital carioca. Mesas de discussão, oficinas de conteúdo diverso e apresentações artísticas pontuam a programação.

Homenagens

O cantor Martinho da Vila, que subiu no último domingo ao palco principal, será homenageado nesta segunda-feira, no Espaço Angola, acompanhado por Abdias Nascimento e Dona Ivone Lara. Às 16h, o ministro da Cultura Gilberto Gil reúne-se ao africanista e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Alberto Costa e Silva, autor do livro "Brasil-África, um Rio chamado Atlântico", homônimo ao tema central da Bienal. Eles discutem as raízes comuns às culturas. Logo após, ocoarre a Mostra Universitária de Cinema e Vídeo.

Outra atração musical de hoje é o multiinstrumentista Naná Vasconcelos, que se apresenta no palco principal, precedido por Jongo da Serrinha e a banda Ponto de Equilíbrio.

A Bienal se encerra na próxima sexta-feira (05/01). As informações são da jornalista Laura Moreira Guimarães, do site da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).