Promessa cumprida: Jornalista despeja urina na bandeira norte-americana em protesto no Rio de Janeiro

Promessa cumprida: Jornalista despeja urina na bandeira norte-americana em protesto no Rio de Janeiro

Atualizado em 02/02/2007 às 18:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Promessa cumprida: Jornalista despeja urina na bandeira norte-americana em protesto no Rio de Janeiro Foto: Portal TERRA

O jornalista carioca Glauro Torres, 50, cumpriu sua promessa de realizar um protesto de frente ao consulado dos EUA nesta sexta-feira (02/02), no centro da cidade do Rio de Janeiro. Torres urinou em uma garrafa e despejou o líquido em um brasão norte-americano.

O protesto do jornalista foi em retaliação a atitude do apresentador Cristopher Antal, que insultou brasileiros, rasgou e urinou sobre o bandeira nacional durante exibição do seu programa de TV em janeiro último, na cidade de Marlborough, Massachusetts.

Segundo Glauro, o protesto atingiu seus objetivos, apesar da caracterização política que o MV Brasil (movimento nacionalista de ultra-direita do Rio, que acompanhou o jornalista no manifesto) conseguiu vincular ao ato. "Eles se aproveitaram da situação muito bem. Mas o mais engraçado foi o aparato que o consulado montou. Além de fecharem a rua, eles ainda colocaram diversos seguranças para me observarem", conta Torres.

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro também esteve presente ao protesto, mas não interveio no ato promovido pelo jornalista."A PM do Rio até me surpreendeu. Um dos sargentos disse que eu estava exercendo meu direito de livre manifestação. Disse, ainda, que só interferiria se eu ameaçasse a ordem ou o patrimônio social vigente. O que é bem relativo".

Ao final do ato, o jornalista ainda despejou uma guarrafa de guaraná natural em cima da flâmula. Depois, como era se esperar, jogou a bandeira no lixo.