Licitação: Petrobras abre concorrência para contratação de agências de publicidade
Licitação: Petrobras abre concorrência para contratação de agências de publicidade
Licitação: Petrobras abre concorrência para contratação de agências de publicidade Após três anos de relacionamento com a Duda Propaganda, Quê! E F/Nazca Saatchi & Saatchi, a Petrobras vai promover licitação para contratação de agências de publicidade. As exigências estão detalhadas no edital publicado na primeira semana de 2007 e disponibilizado no site www.petrobras.com.br. Para realizar a concorrência sem problemas, a estatal renovou compromisso com as três agências em dezembro de 2006 até o final do próximo mês de março.
A verba anual da empresa é de R$ 250 milhões que será dividida entre três agências. A concorrência obedece ao critério da melhor técnica. Quem vencer esta etapa está praticamente com a conta. A parte de preço, a última etapa do ritual licitatório, não interfere no resultado da técnica, desde que as vencedoras aceitem as propostas comerciais das primeiras colocadas nessa rubrica. O briefing mostra como a Petrobras quer ser observada após 50 anos de mercado. A internacionalidade, a liderança regional na América Latina, os programas de responsabilidade ambiental e as preocupações sociais, também deverão ser contempladas pelas agências nas sua propostas para a campanha institucional de 2007, que será veiculada praticamente durante o Pan Americano do Rio de Janeiro. "Queremos ser cada vez mais reconhecidos como uma empresa de energia, integrada, rentável, cada vez mais internacional, mas com atuação segura, com produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes, com responsabilidade social e ambiental", diz o texto do briefing encaminhado às agências. "A campanha, através do planejamento, deverá apresentar todo o referencial teórico para embasar a escolha da estratégia e da linha criativa, justificando a escolha de slogans, peças, plano de mídia etc. A campanha será dedicada ao mercado nacional, à população em geral, com enfoque secundário a organização de ambientalistas e entidades com a responsabilidade social, o chamado terceiro setor, para divulgação da ênfase na questão da responsabilidade social e ambiental", acrescenta o briefing.
Também serão solicitadas às agências ações regionais de comunicação, entre as quais para a Refinaria Gabriel Passos em Minas Gerais. O briefing também faz recomendação para campanhas mercadológicas, uma delas para os 130 mil investidores da empresa no Brasil e no exterior e mais 250 mil cotistas do FGTS (Fundo de Garantia e Tempo de Serviço. A idéia é crescer em 5% o volume de investidores em um ano. "Será um lançamento fictício de ações a investidores considerando atributos como solidez, taxas de crescimento da produção acima das suas concorrentes, modernidade, tecnologia, transparência, segurança para o investidor, responsabilidade social e governança corporativa".
Essa concorrência envolve apenas a holding Petrobras. A BR Distribuidora, cuja verba anual é de aproximadamente R$ 50 milhões, atendida pela Quê!, DPZ, Duda Propaganda e F/Nazca Saatchi & Saatchi, não está em concorrência.
As informações são do site Propaganda&Marketing. 





