Atenção, Foca!: Começa hoje o Curso Abril de Jornalismo 2007

Atenção, Foca!: Começa hoje o Curso Abril de Jornalismo 2007

Atualizado em 29/01/2007 às 15:01, por Fonte - Assessoria de Imprensa.

Atenção, Foca!: Começa hoje o Curso Abril de Jornalismo 2007 A 24ª edição do Curso Abril de Jornalismo, que vai de 29 de janeiro a 28 de fevereiro de 2007, contará com a participação de 63 selecionados entre os quase 2,3 mil inscritos de todo o país. Desde a criação do curso, em 1984, já passaram por ele 1.328 alunos. Participam também 11 funcionários da casa.

A edição desse ano será a primeira a convocar candidatos graduados em Mídias Digitais (Multimeios) e Rádio e TV, além dos jovens jornalistas, designers e fotógrafos que tradicionalmente compõem as turmas. Durante quatro semanas e meia, os alunos assistem a palestras, participam de workshops e, com orientação das redações da Editora Abril, produzem material jornalístico para revistas, sites, televisão e celulares.

Parte dos trabalhos faz parte da revista Plug: , uma publicação anual dedicada ao debate das principais idéias e das melhores práticas jornalísticas demonstradas durante o curso. A Plug: é impressa é distribuída aos profissionais da Editora Abril, aos principais órgãos de imprensa do país, ao mercado publicitário e às universidades.

A redação experimental Plug: , local onde os alunos desenvolvem seus projetos, receberá visitas de profissionais do jornalismo para um bate-papo informal com os alunos. Já confirmaram presença Lilian Pacce, Monica Bergamo, Kaike Nanne, Ricardo Setti e Carlos Tramontina, entre outros.

O Curso Abril de Jornalismo conta com o apoio cultural de Samsung, Instituto Fleury e Avon.

Curso Abril - História

A primeira grande seleção de talentos da Editora Abril aconteceu em março de 1968, quando cem jornalistas foram escolhidos para aprender a trabalhar em revistas. Foi desse grupo que saiu a primeira equipe da revista Veja. Essa idéia do curso de formação de profissionais foi retomada por Alberto Dines em 1984, com a criação do Curso Abril de Jornalismo em Revistas, que na época era restrito a jornalistas de texto e durava apenas 15 dias. Os alunos que passavam pelo curso eram encaminhados para trabalhar no atendimento ao leitor das revistas.

Em 1992 a jornalista Marília Scalzo assumiu a direção geral e o curso passou a ser direcionado também para fotógrafos e designers. Outra novidade foi a produção de uma revista laboratório pelos alunos. Em 1993 e 1994, a revista laboratório recebeu os nomes de Revista e Percurso, respectivamente. Essas duas edições ficaram apenas na prova da gráfica. Já em 1995 surgiu a Plug:, uma publicação anual com 11 minirrevistas e a cobertura do Curso Abril. Essa revista passou a ser impressa e distribuída para os profissionais da Editora Abril, os principais órgãos de imprensa do país e universidades de comunicação.

Em 2001 mais mudanças ocorreram. Além das editorias impressas, o curso passou a oferecer a modalidade Internet. Nesse ano, os alunos criaram os sites da Vejinha Online e da Manequim Noivas. A partir desse ano, a cobertura do Curso Abril passou a ser feita num hot site exclusivo para cada turma, deixando de fazer parte da revista Plug:.

Em 2005 a organização do Curso Abril de Jornalismo passou a ser feita pelo Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas (NDP) e a direção passou ao jornalista Hamilton dos Santos, diretor de treinamento e desenvolvimento editorial da Abril. O site do curso, que até então apenas recebia inscrições dos candidatos, passou a ser um portal dedicado a jovens profissionais de jornalismo, design e fotografia. A revista Plug: teve seu projeto editorial reformulado e passou a oferecer as melhores práticas e resultados do curso, bem como as principais idéias. Outra novidade, foi a Semana Plug de Jornalismo, uma versão compacta e itinerante do curso com o objetivo de ampliar sua abrangência. A primeira edição da Semana Plug de Jornalismo foi realizada na Universidade São Marcos, em setembro de 2005 e a segunda na Faculdade Santa Marcelina, em maio de 2006. O Curso Abril de Jornalismo tem a proposta de encurtar o caminho entre a universidade e a vida real, equilibrando os experimentos e a prática diária sem deixar de lado seus objetivos estratégicos: oxigenar as redações com o contato entre profissionais e alunos.

Mais Informações:

Linhas & Laudas Comunicação

(11) 3801-1277

Felipe Turlão - felipe@linhaselaudas.com.br

Livia Borges: livia@linhaselaudas.com.br