Até sexta-feira: Organização estudantil mundial seleciona dez pessoas para trabalhar em ONGS na Turquia, Polônia ou Quênia 

Até sexta-feira: Organização estudantil mundial seleciona dez pessoas para trabalhar em ONGS na Turquia, Polônia ou Quênia

Atualizado em 07/02/2007 às 18:02, por Fonte: UNB.

Até sexta-feira : Organização estudantil mundial seleciona dez pessoas para trabalhar em ONGS na Turquia, Polônia ou Quênia Um intercâmbio para participar de projetos de desenvolvimento local em países da Europa e da África. Para quem sonha em ser voluntário de um organismo internacional, essa é uma chance imperdível. E com prazos de inscrição curtos.

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, a organização estudantil mundial International Association of Students in Economics and Management (Aiesec), que tem parceria com a Universidade de Brasília (UnB) desde 2006, divulgará às 12h, no Pavilhão Anísio Teixeira, na Ala Norte do campus do Plano Piloto, o programa de voluntariado para estudantes ou pessoas formadas - em graduação ou pós - há menos de dois anos. São dez vagas para trabalhar por dois ou três meses no Quênia, na Polônia ou na Turquia, que serão preenchidas até a sexta-feira, 9 de fevereiro.

Para os estudantes, é preciso ter pelo menos 60% do curso completo. De acordo com o presidente da Aiesec em Brasília, Márkel Oliveira, aluno do sétimo semestre de Administração na UnB, serão escolhidos universitários com um bom nível de inglês, perfil de liderança, pró-ativos, empreendedores e comprometidos. O voluntário precisará custear suas passagens de ida e volta e a taxa de inscrição na organização mundial, no valor de R$ 1 mil. A moradia, alimentação, transporte e um computador com internet estão garantidos sem custo. Os intercâmbios começam em março de 2007.

LIDERANÇA - Durante a reunião, será ainda divulgado o programa de seleção para universitários que queiram trabalhar voluntariamente no escritório local da organização. A intenção é que os jovens se familiarizem com as propostas de liderança e responsabilidade social corporativa para, depois, trabalhar em outros países. Hoje, 95 países fazem parte do projeto e multinacionais como ABN AMRO Banc, Eletrolux e Coca-cola trabalham como colaboradoras.

A UnB, por sua vez, oferece as salas onde funcionam o escritório, auditórios para reuniões e computadores para organização em Brasília. O acordo de cooperação com a universidade, que era assinado anualmente com a Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, agora se estende até 2009 e está ligado diretamente à Reitoria. Em Brasília, cerca de 20 alunos trabalham no escritório e se preparam para viajar. São alunos de Matemática, Sociologia, Relações Internacionais e Química, entre outros. No Brasil, outros 18 escritórios trabalham em prol da responsabilidade social coorporativa, tecnologia da informação e internacionalização de empresas.

SERVIÇO

A reunião para a divulgação do programa de voluntariado em países da Europa e da África acontece na quinta-feira, 8 de fevereiro, às 12h, no Pavilhão Anísio Teixeira, na Ala Norte do campus da UnB no Plano Piloto. As inscrições para as dez vagas vão até a sexta-feira, dia 9 de fevereiro, pelo telefone 8126 1117, com Laíssa Soares.

Contato para a imprensa:

Márkel Oliveira, presidente da Aiesec em Brasília, pelo telefone 3274 5210, ou Laíssa Soares, pelo telefone 8126 1117.

O QUE É AIESEC?

Depois da Segunda Guerra Mundial, sete estudantes do Norte da Europa tiveram a idéia de facilitar o intercâmbio entre nações para promover o entendimento entre as culturas e a paz. Em 1948, eles criaram o International Association of Students in Economics and Management (Aiesec), que hoje é membro do Conselho Consultivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O organismo oferece uma rede internacional onde os jovens podem descobrir e desenvolver seu potencial para agir na sociedade. A UnB é uma das empresas que apóiam a organização. No final de 2006, esse acordo de cooperação com a universidade, que oferece equipamento e espaço físico para o escritório da organização em Brasília, foi renovado por mais três anos.