Animação: 2D e 3D são os oráculos da nova Oca Filmes
Animação: 2D e 3D são os oráculos da nova Oca Filmes
Animação: 2D e 3D são os oráculos da nova Oca Filmes Parece brincadeira, tantas são as curvas, retas, caretas, sorrisos, cores e outras imagens animadas, mas é negócio sério. E bem sério para os seis sócios empreendedores que acabam de inaugurar, na capital paulista, a Oca Filmes, um ateliê de criação e execução focado no desenvolvimento de trabalhos em 2D, 3D e CGI para todos os segmentos do mercado nos quais esse gênero de prestação de serviços é utilizado, fundamentalmente atendendo agências de propaganda e produtoras de comerciais, documentários, curtas e longas. Nessa aventura, embarcaram a produtora executiva Ana Paula Catarino, carinhosamente chamada pelo mercado de AP com pronúncia em inglês, o artista em CGI Diego Velasco, o diretor de animação Guilherme Alvernaz (filho do Ruy Perotti, autor do personagem Sujismundo), o animador Andre Mello Metello, o ilustrador Luiz Gustavo do Amaral e o programador Marcos Issler.
A turma toda atuava, anteriormente, no departamento de 3D da Trattoria, portanto, além da dedicação em comum ao universo da animação e dos efeitos especiais, eles são amigos de longa data, o que facilitou o entrosamento e as articulações para formatar a composição acionário na nova empresa. Todos também têm muitos anos de janela na profissão, com trabalhos assinados para grandes clientes, entre eles Assolan, Brahma, Todynho, Vivo, Fiat, McDonald's, Claro, Bygon, Bom Bril, Coca-Cola, Bradesco, Volkswagen...
Como majoritários na sociedade distinguem-se a AP, que já atuou como montadora de filmes publicitários e videoclipes no mercado norte americano e, a partir de 2003, se estabeleceu em São Paulo, onde mergulhou no setor publicitário, sendo que sua entrada no mundo CGI se deu através da Trattoria, montando o departamento e coordenando mais de 100 projetos e suas equipes; Guilherme Alvernaz, profissional com mais de 20 anos de carreira e trabalhos para estúdios consagrados como Hanna Barbera e a Disney; e Diego Velasco, formado pela conceituada Rhode Island School of Design, com experiências de trabalho nos Estados Unidos e na Europa, desde o início da carreira dedicando-se a projetos em 3D, e com passagens por empresas conceituadíssimas no Brasil como, além da Trattoria, a Globograph e a Conspiração Digital.
Com seu temperamento intimista, revelado no próprio nome, para oferecer um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, inspirador, a Oca Filmes abriu suas portas com um time superenxuto - são apenas 9 pessoas -, porém, escondinha e antes mesmo de sua apresentação oficial ao mercado, já realizou seis jobs, conforme revelado por Diego, que não pode contar os nomes dos clientes, pois os trabalhos ainda estão em fase de espera para ir à mídia, exceto no caso do curta "Entre tuas rodas", de Vitor Mafra, já em exibição, que contou com o talento da rapaziada da nova produtora em cenas que exigiam efeitos especiais "invisíveis".
A Oca Filmes (www.ocafilmes.com.br) está montada no bairro de Pinheiros, onde abriga 12 máquinas novíssimas, top de linha, cinco delas para criação e outras 5 destinadas ao render firm (processamento bruto das imagens), equipamentos que colocam a produtora entre as mais bem estruturadas em seu ramo, capacitada para elaborar todo e qualquer trabalho em 2D, 3D e CGI destinados a roteiros de filmes publicitários, animação de personagens, desenvolvimento de conteúdo para todas as plataformas de mídia, inclusive celulares, animatic de objetos, stories boards, design de produtos, curtas, longas e documentários, flash para internet etc. No etc. cabe a criação e execução de conteúdo da própria Oca, que já deu início à produção de um curta para exibição em salas de cinema.
Segundo Diego, a média de seis trabalhos (dois deles de maior porte) deve ser mantida, mensalmente, ao longo de 2007. Por sua vez, a equipe não deve passar de 12 componentes, mesmo com aumento do volume de jobs, justamente para que seja mantida a atmosfera intimista da Oca. Naturalmente, quando necessário o time será ampliado com a contratação temporária de profissionais dedicados a um determinado projeto. Sobre cifras de investimento e perspectivas de faturamento, o publicitário prefere, no momento, guardar segredo.
Além de exímio em desenho e animação digital, Diego é artista plástico, escultor e inventor. Este último dado também não é brincadeira, mas quem disse que ele conta as propriedades de suas últimas quatro invenções em processo de registro de patente? Entretanto, mais informações sobre os objetivos da Oca Filmes e a opinião de Diego sobre o atual estágio de desenvolvimento das produções em animação 2D e 3D no Brasil estão no vídeo da entrevista exclusiva gravada com profissional e exibida na TV Portal. As informações são do Portal da Propaganda. 





