Os melhores jornais laboratório do mês
Os melhores jornais laboratório do mês
claro@eca.usp.br
Em circulação desde 1996, o Claro! é produzido pelos alunos do 6º semestre noturno do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações da USP, sob a orientação da professora Nacy Ramadan. Ao longo de suas 8 páginas, a publicação aborda pautas variadas, como política, religião e cultura, dentro de um único tema. Com tiragem de 10 mil exemplares, o jornal é um suplemento mensal do Jornal do Campus , também produzido por alunos da ECA, e pode ser adquirido no campus da universidade. Aos interessados, os alunos mantêm um site (www.eca.usp.br/claro) com as reportagens publicadas no suplemento.
O Kabum! – Universidade Alves Faria
(Goiânia, GO)
Elaborado pelos alunos do 4º período matutino e noturno do curso de jornalismo da Universidade Alves Faria, o jornal possui quatro edições semestrais com mil exemplares cada. O Kabum ! é composto por doze páginas formato tablóide. A distribuição é feita pela universidade para todas as faculdades de jornalismo do Brasil, para a imprensa local e para os alunos da instituição. Com três anos de existência, O Kabum ! ganhou em 2004 um prêmio da Secretaria Nacional Antidrogras (Senad). A publicação aborda temas como meio-ambiente, urbanismo, educação, cultura, política, comportamento, esporte e em toda edição é publicado um artigo de autoria de um aluno do curso e o editorial fica por conta dos alunos responsáveis pela produção.
Momento – UniFIAM-FAAM
(São Paulo, SP)
jornalismofiam@yahoo.com.br
Publicado em duas versões, uma eletrônica (http://www.jornalexpress.com.br/fiam) com a atualização semanal e uma impressa com periodicidade mensal, O Momento é o jornal elaborado pelos estudantes do 2º e 3º semestre do curso de jornalismo das Faculdades Integradas Alcântara Machado. Publicada desde a década de 1980, a edição impressa aborda o cotidiano da universidade. Com uma tiragem de 1,5 mil exemplares, o jornal é distribuído pelos próprios alunos. Já a versão on-line funciona desde 2002. Segundo o professor-editor Arquimedes Pessoni, a versão da internet "mistura produção dos alunos com um clipping de matérias que possam interessar nosso público-alvo. Assim, as matérias que apresentarem perfil editorial e qualidade de texto podem também aparecer em nossa versão mensal impressa".






