Organizações pedem investigação sobre agressões contra jornalistas no Chile

O Colégio de Jornalistas do Chile e o Sindicato de Trabalhadores da Ibero-Americana Rádio Holdings pediram que a Procuradoria da República investigue os casos de agressões sofridas por profissionais da imprensa durante as recentes manifestações registradas no país, de acordo com a agência Ansa.

Atualizado em 05/12/2011 às 12:12, por Redação Portal IMPRENSA.

As informações são do portal .
As entidades solicitaram a nomeação de um juiz que apure, de maneira especial, os incidentes e expressaram preocupação pela violência contra jornalistas.
Um informe preliminar, com 30 casos de profissionais agredidos, foi entregue à Procuradoria. A maioria descreve detenções de jornalistas durante o exercício da profissão e com seus equipamentos apreendidos ou destruídos por policiais.
"As situações descritas têm impacto não somente na integridade física dos profissionais, mas também em valores fundamentais na democracia, que são o exercício do jornalismo, a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos chilenos a informar-se de maneira oportuna, diversa e verdadeira, tanto sobre as manifestações, atos, protestos, operações policiais, distúrbios, como sobre qualquer evento considerado de interesse público", disse o Colégio dos jornalistas.
Leia mais